NEY GOMES*
MARCOS E OS ENIGMAS DE SEU EVANGELHO (1C\2) - CEGUEIRA FUNCIONAL
MARCOS E OS ENIGMAS DE SEU EVANGELHO (1C\2)
CEGUEIRA FUNCIONAL
Leitura do devocional: Marcos 5. 24- 34
“E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
(Marcos 5. 30 – ACF)
Foi Benjamin Franklin que disse que “se todos estão pensando da mesma forma, ninguém está pensando”. Não querer enxergar de outra forma é um dos piores tipos de cegueira que existe. Por que ela pode ser ensinada e aprendida, transmitida como um vírus, de coração para coração. Muitas vezes, enxergar significa também adquirir um novo olhar, mas nem sempre isso chega em tempo. “... A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?” (v. 35).
Marcos vai falar desse poder inspirador que Jesus tem, de dar as pessoas o combustível de pensar novas coisas, novas abordagens. Esse poder inspirador de Jesus é descrito por Marcos como milagres que dão vista aos cegos. Os cegos, na ótica de Marcos estão por todos os lugares, senhores de cegueiras variadas, que produzem por todo Israel doenças diversas (Mt 27. 18). Havia essa mulher com uma hemorragia vibrante que ao longo de 12 anos lhe tirou energia, tempo e recursos ao extremo. Por anos aquela mulher esteve envolvida com pessoas que pensavam da mesma forma, como teias bem feitas por uma aranha maligna. Sua história pessoal parecia ter sido tirada de um folhetim mexicano dos anos oitenta. “Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste” (v. 27)
Das riquezas que estão à disposição do homem, ela gastou quase todas: o tempo, as forças, os recursos financeiros. Todas essas, de alguma forma, transferíveis. Ali, naquela altura dos acontecimentos, só um bem ainda lhe estava totalmente disponível: crer em si mesma! Não que fosse menos importante, mas era a última moeda para a mesa de apostas. A Carta tinha de ser a certa, o Cavalo tinha de ser o mais veloz e as Dezenas tinham de ser as sorteadas. Mas naquele dia, era o seu dia de sorte! Mas quem tem azar quando primeiro procura o que precisa dentro de si mesmo¿ “... e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior” (v. 26)
Não havia mais vozes, nem conselhos, nem receitas. Por que não havia mais dinheiro! Ali, só havia ela e Jesus. Muito mais dela, do que Jesus. Mas Jesus, para quem crê, pouco ou muito, sempre é suficiente para grandes coisas e mudanças! “Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”. É necessário que seja dito, por que é impressionante, como existem pessoas no mundo que diminuem nossa existência, que lhes adoecem. Jesus fazia as pessoas terem vontade de acreditar em si mesmas e de acreditar Nele. Não necessariamente nessa ordem, mas sempre assim: “E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente” (v. 36).
Cegueira também significa no Evangelho de Marcos, corações que não pensam de outra forma, que não buscam diálogos. Felizmente aquela mulher encontrou Jesus e parou de agir de fora para dentro. Quase certo é afirmar que qualquer coisa dá certo quando começa de dentro para qualquer direção. Por que o que vem de fora são vozes, mas o que sai de dentro são ouvidos! “E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal” (v. 29).
Aquela mulher recebeu naquele dia um mundo novo, sem dor, sem limitações, sem humilhações. Com a restituição de seus principais recursos, daria agora para ver o nascer do sol, o desabrochar das flores nas primaveras, coser novas roupas e coser novos relacionamentos. Daquele dia em diante, tudo lhe seria proveitoso e nada mais seria um desperdício. Um mundo inteiro para se sentir com um novo olhar, de uma nova forma. Para Marcos, quase tudo se trata de dar visão aos cegos. Mesmo os que são cegos por enxergarem sempre o lado errado do que precisa ser visto.
Ney Gomes – 05/10/2020. Twitter@neygms
"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10
*Pastor auxiliar da Comunidade Evangelística Internacional em Casemiro de Abreu/RJ
Adquira o livro do Pr. Ney Gomes - Êxito sobre os desertos - link: http://www.editorareflexao.com.br/exito-sobre-os-desertos/p/668