Pastor Caramuru Afonso Francisco*
Pastor Caramuru Afonso Francisco*
Pastor Caramuru Afonso Francisco*
Pastor Caramuru Afonso Francisco*
Pastor José Fernandes
Pastor José Fernandes
Pastor José Fernandes
Pastor José Fernandes
REFLEXÃO
“Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” (Dn.12:3)
Neste texto, o Senhor está a dar as últimas revelações ao profeta Daniel e, após ter anunciado o tempo de angústia que viria sobre Israel antes de sua conversão e o próprio término da história quando os justos ressuscitarão para a vida eterna e os outros, para vergonha e desprezo eternos, como que parecendo mudar de assunto, fala a respeito do resplendor dos sábios e do refulgir dos ensinadores.
Entretanto, esta aparente mudança de assunto é ilusória. O Senhor está a nos revelar algo extremamente importante, qual seja, a de que a ressurreição para a vida eterna, destinada aos justos, depende do aprendizado da justiça, ou seja, ninguém nasce justo, precisa aprender a ser justo.
Para que o justo se torne sábio, ressuscitando para a vida eterna, bem como resplandecendo como o resplendor do firmamento, é preciso que seja instruído (Pv.9:9) e esta instrução se dá, por primeiro, pelo próprio Senhor Jesus, o Mestre por excelência (Mt.23:8,10; Jo.13:13) e, por segundo, por aqueles que o mesmo Cristo constituiu na Igreja (Ef.4:11).
Dentre estes que Jesus constituiu na Igreja para ensinar estão os professores da Escola Bíblica Dominical, que, todos os domingos, estão diante de seus alunos para ensinar a justiça, ou seja, para mostrar aos seus irmãos e conservos o que as Sagradas Escrituras têm a nos dizer sobre o nosso viver sobre a face da Terra, onde estamos caminhando para as mansões celestiais.
Trata-se de um encargo difícil, pois aos mestres é reservado duro juízo (Tg.3:1), que exige dedicação (Rm.12:7), mas que, como disse o Senhor a Daniel, é altamente recompensador, pois, além de ter como resultado de seu esforço o resplendor espiritual de seus alunos, que, como luzes, brilharão e levarão os homens a glorificar ao Senhor (Mt.5:16), eles próprios, por toda a eternidade, serão os mais brilhantes servos do Senhor nos novos céus e terra.
Neste Dia do Professor, o Portal Escola Dominical glorifica a Deus pelos professores da Escola Bíblica Dominical, comprometendo-se em prosseguir, como tem feito ao longo destes seus 23 anos de existência, na sua missão de auxiliar os professores de EBD em sua tão sublime tarefa.
Feliz Dia do Professor!
Pastor José Fernandes
Pastor José Fernandes