Pré-Adolescente

Lição 2 - Sinais da volta de Jesus II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO

COMENTARISTA: TATIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 2– SINAIS DA VOLTA DE JESUS

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sinais da Volta de Jesus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo sobre o tema, apliquem a dinâmica “Onde há fumaça, há fogo!”

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Onde há fumaça, há fogo!

Objetivos:

Apresentar os sinais que antecedem o Arrebatamento.

Refletir sobre a importância de estar atento aos sinais

Material:

02 folhas de papel madeira ou cartolina

02 tubos de cola

04 tesouras

02 pincéis atômicos

Revistas e jornais atuais

01 rolo de fita adesiva

Observação: Vocês podem optar por pedir aos alunos para pesquisar na internet sobre os sinais da vinda de Jesus. Para isto, eles precisam fazer antecipaemnte, isto é, durante a semana. É interessante impimir as reportagens encontradas.

Procedimento:

- Dividam a turma em dois grupos.

- Forneçam para cada grupo, os seguintes materiais: 01 folha de papel madeira ou cartolina, 01 tubo de cola, 02 tesouras, 01 pincel atômico, revistas e jornais atuais.

Se possível, providenciem duas mesas ou utilizem o piso, para a execução da atividade.

- Forneçam as seguintes orientações: Vocês vão organizar um cartaz com figuras e reportagens sobre acontecimentos indicadores de sinais do Arrebatamento da Igreja. Para isto, vocês deverão utilizar os materiais(mostrem para os alunos), também há uma referência bíblica importante sobre os sinais em Mateus 24.3 a 14 para ser lida.

O cartaz deverá conter um título, figuras e reportagens sobre os sinais, qual o nome de cada sinal encontrado e os nomes dos componentes do grupo.

- Estipulem um tempo de 20 ou 30 no máximo para a organização do cartaz. Durante o período de execução da tarefa, passem pelos grupos, tirem dúvidas, corrijam algo se necessário, observem se os alunos estão utilizando o tempo com a atividade ou conversando sobre outros assuntos, falem para os grupos quando o tempo estiver terminando, comecem de 10 minutos até 5.

- Após a conclusão da atividade, os cartazes devem ser fixados num quadro ou parede e em seguida trabalhem os sinais e outros não apontados pelos alunos como indicadores do Arrebatamento. Enfatizem a importância de ficar alerta aos sinais, pois “onde há fumaça, há fogo”, isto é, os sinais são um prenúncio da Vinda de Jesus.

- Se possível, fixem estes cartazes no mural ou em outro local de fácil visibilidade para a Igreja.

Coloquem a identificação da classe(nome ou número), nomes dos alunos e professores.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/pre-adolescentescurriculo-20222023.html Acesso em 03 de Jan de 2023.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.