ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL NO AMAZONAS
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2026
Jovens: FIDELIDADE ÀS ESCRITURAS EM OPOSIÇÃO À APOSTASIA: Lições Espirituais no Livro de Juízes
COMENTARISTA: Valmir Nascimento Milomem Santos
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 11 - CRISE ESPIRITUAL E FALSA RELIGIOSIDADE
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A VÃ RELIGIOSIDADE DE UMA FAMÍLIA
Na história que é narrada no capítulo 17, somos primeiramente apresentados a uma família que vive no território de Efraim, cujo filho Mica roubara 1.100 peças de prata de sua mãe. A restituição promovida por Mica não foi voluntária, porque sua mãe lançara maldições contra o ladrão, e um homem bastante supersticioso certamente temeria manter para si um ganho obtido desonestamente.
Note que o roubo ocorreu por motivo da usura e do distanciamento da verdade; a devolução veio por medo de uma consequência, e não por motivo de um arrependimento verdadeiro, demonstrando assim o quão distantes estavam do Senhor, voltando o seu coração para aquilo que perece.
Em retribuição, a mulher consagrou a prata ao Senhor para fazer uma imagem de escultura e de fundição, ou seja, um ídolo. Esta associação de idolatria com o nome do Senhor é uma triste constatação do alcance da corrupção promovida pela religião cananeia sobre a adoração pura a Deus.
E não somente isso, a condição espiritual os fizeram entender que se possuíssem um templo particular, criado segundo às suas vontades, eles seriam abençoados pelo Senhor. Mica possuía uma casa de deuses, e assim tornou o lugar em um ambiente de idolatria, acreditando estar colocando sua religiosidade à tona.
Para destacar o quão feliz era a nação sob o comando dos juízes, é mostrado quão infelizes eram quando não havia juízes, o amor ao dinheiro tornou Mica tão irresponsável que roubou até mesmo a sua própria mãe, que se tornou tão má para com seu filho a ponto de maldizê-lo. As perdas externas guiam as pessoas boas a orar; porém, guiam os maus a amaldiçoar, o dinheiro desta mulher já era o seu deus, antes mesmo que a imagem esculpida fosse fabricada ou fundida.
QUANDO O PROPÓSITO DA VOCAÇÃO SE DISTORCE
Mica e sua mãe fizeram um acordo para converterem o seu dinheiro em um ídolo, e instauraram o culto aos ídolos em sua família. veja a causa desta corrupção: cada um fazia o que bem lhe parecia, e prontamente fizeram o mal diante dos olhos do Senhor.
Mica tinha o seu templo particular, uma espécie de santuário para os seus deuses. Só lhe faltava um cuidador, isto é, aquele que seria escolhido para ser o guarda do templo e trabalhar como uma espécie de sacerdote particular da família.
Um jovem levita que vivia em Belém da Judéia procurava um lugar para viver. Viajou para o norte e chegou à casa de Mica. Quando ele descobriu que o jovem procurava uma ocupação, propôs que o levita ficasse ali e se transformasse em um sacerdote doméstico. Sê-me por pai e sacerdote. O termo pai é usado aqui como expressão de honra e estima. Ele receberia dez peças de prata por ano, roupas e comida. E consagrou Mica o levita e o jovem tornou-se o seu capelão particular. Pelo fato de um membro da tribo sacerdotal servi-lo agora como seu sacerdote, Mica estava certo de que o Senhor fá-lo-ia prosperar.
Perceba que a atitude do levita foi um tanto leviana e auspiciosa. Ele viu ali uma oportunidade de atender os seus anseios e ser pago por isso, desrespeitando assim o ministério para o qual foi destinado, sendo ele descendente de Levi.
Mica interpretou a chegada de um levita à sua porta como sinal do favor de Deus para ele e as suas imagens. os que se comprazem em seus enganos, comportam-se de maneira que se a providência traz inesperadamente às suas mãos algo para proveito deles, ao invés de se beneficiarem, aproveitam a dádiva para adentrarem mais profundamente em seu mau caminho, e são dados a pensar que Deus se compraz neles.
A CORRUPÇÃO DA FÉ E SUAS CONSEQUÊNCIAS DESTRUIDORAS
Os danitas decidiram levar os ídolos de Mica. Como foram néscios estes danitas! Como podiam imaginar que os ídolos os protegeriam, se não puderam evitar que os roubassem! Levá-los consigo para usá-los era um duplo delito; demonstrava que eles não temiam a Deus, nem respeitavam homem algum, e que estavam completamente perdidos em relação à santidade e a honestidade.2
Os danitas externaram sua falta de confiança em Deus, bem como apresentaram a todos o quão estavam distantes do Senhor. Aquele levita oportunista atuou de maneira favorável, e assim demonstrou mais uma vez o real sentimento do seu coração.
Quão néscio era Mica ao chamar de deus o que ele mesmo havia fabricado, quando o único que deve por nós ser adorado como Deus é aquEle que nos criou! Aquilo pelo que sentimos afã é colocado no lugar de Deus, como se nosso todo estivesse unido a isto. Se as pessoas andam em nome de seus deuses falsos, muito mais deveremos nós amar e servir ao verdadeiro Deus!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

