ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 2– SINAIS DA VOLTA DE JESUS
Texto da lição - Lucas 21-8-12,18
Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.
E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.
Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.
Na vossa paciência possuí as vossas almas.
A Bíblia diz: Jd 18 Eles disseram a vocês: “Quando chegarem os últimos tempos, aparecerão pessoas que vão zombar de vocês, pessoas que não querem saber de Deus e seguem os seus próprios desejos
Objetivos da lição
Compreender que Deus avisa o seu povo sobre grandes eventos
Entender os sinais que antecedem o retorno de Cristo
Saber que o senhor revelou os sinais para que fiquemos vigilantes
Introdução
A segunda vinda de Cristo é o grande clímax da História, pois será o momento da consumação de todas as coisas.
É na segunda vinda de Cristo que todos os redimidos se encontrarão na presença do Senhor para viverem a eternidade ao lado dele.
Existem muitas profecias bíblicas que apontam para a segunda vinda de Jesus.
Essas profecias ressaltam que esse dia será maravilhoso e de grande alegria para a Igreja, mas também será de grande pavor e sofrimento para os incrédulos (Mateus 24; 25; Marcos 13; Lucas 21 etc.).
O que a Bíblia fala sobre a segunda vinda de Cristo?
A Bíblia fala muito claramente sobre a realidade da segunda vinda de Jesus Cristo. O próprio Jesus falou explicitamente sobre o seu retorno e garantiu que esse dia em breve chegará (Mateus 24:30; João 14:3; Apocalipse 3:11).
Embora uma data não seja estabelecida, as Escrituras apontam alguns sinais que preparam e advertem o mundo para o dia da segunda vinda do Senhor. Tais sinais envolvem: eventos naturais e suas consequências (terremotos, pestes, fome), aumento da iniquidade; pregação do Evangelho em todo mundo; grande apostasia; e um período de tribulação intensa e terrível perseguição aos seguidores de Cristo (Mateus 24; Marcos 13; 2 Tessalonicenses 2:3). Jesus falou muito sobre isso em seu sermão escatológico.
O apóstolo Paulo também advertiu que a segunda vinda de Cristo não acontecerá antes que se manifeste o iníquo, ou seja, o homem do pecado, o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3). Embora essa passagem ofereça algumas dificuldades de interpretação, é amplamente aceito entre os estudiosos que ela seja uma referência ao surgimento do Anticristo escatológico.
O Anticristo será o líder de um sistema que exercerá domínio mundial. Ele fará oposição direta a Cristo e seu Evangelho, e consequentemente aos santos. No entanto, a Bíblia afirma que em sua vinda Cristo matará o Anticristo com o sopro de sua boca (2 Tessalonicenses 2:8).
fonte: https://estiloadoracao.com/segunda-vinda-de-cristo/
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira