ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 6 - QUALIDADES PESSOAIS E ESSENCIAIS PARA OS DIÁCONOS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O MINISTÉRIO DIACONAL
Por Que existe o ministério do diácono? Qual a sua função e importância na vida da igreja local? Estas perguntas podem e devem ser trabalhadas em sala de aula. Muitos alunos não têm a convivência da realidade e dos meandros da organização eclesiástica de suas igrejas locais. Por isso esta é uma excelente oportunidade para abordar um assunto que faz parte da vida cristã de todo membro em uma comunidade local.
Diante de um conflito social que se instaurara na igreja primitiva, por motivo de seu crescimento numérico que, consequentemente, teve a quantidade de pessoas carentes também aumentada, os apóstolos sentiram a necessidade de escolherem homens distintos para o serviço do Reino, a fim de que pudessem prestar apoio à congregação.
Orientados pelo Espírito Santo, e também dotados por um profundo bom senso, juntamente com a igreja, os apóstolos não hesitaram em tomar a decisão de separar sete homens judeus de fala grega – Estevão, Filipe, Prócopo, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau – para resolverem uma questão de caráter social e urgente. Assim, a igreja de Jerusalém voltou à normalidade da sua atividade coadunando a prática proclamatória do Evangelho com o serviço de interferir socialmente na vida dos crentes e não-crentes também, para suprir a necessidade de quem precisava de ajuda.
Então, com o apoio da igreja e orientação do Espírito Santo, foram apresentados sete homens com características destacáveis, que pudessem servir ao povo enquanto o governo espiritual continuasse sob a responsabilidade apostólica. Note que os escolhidos precisavam ter boa reputação e serem cheios do Espírito Santo e de sabedoria, pois assim serviriam com zelo e amor para esta obra especia.
O ministério ou serviço dos diáconos surgiu a partir de uma bênção, de um problema e de uma murmuração. A bênção foi o crescimento extraordinário dos que criam em Jesus e o aceitavam como Salvador, deixando o judaísmo e outras religiões e tornavam-se cristãos. O problema foi causado pela situação social de muitos que aceitavam a fé, especialmente envolvendo viúvas dos gregos ou gentios, que aceitavam o evangelho. A murmuração foi a reclamação desses, que se julgavam discriminados pelos líderes da igreja, em relação ao atendimento de suas necessidades básicas.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA