ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO 6 - QUALIDADES PESSOAIS E ESSENCIAIS PARA OS DIÁCONOS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Qualidades pessoais e essenciais para os diáconos. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Diácono: Qualificação e função
Objetivo: Ilustrar o estudo sobre o serviço diaconal, apresentando as qualificações e funções.
Material:
Qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, digitadas separadamente.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitem as qualificações dos diáconos expressas em I Tm 3. 8 a 13, separadamente.
No dia da aula:
Antes que os alunos cheguem, fixem cada qualificação debaixo das cadeiras da sala, utilizando fita adesiva.
No momento da aula:
- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.
Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.
- Falem: Vimos quais as funções que os diáconos exercem. Mas, as qualificações deles para executarem suas tarefas, quais são?
Estas qualificações foram colocadas debaixo das cadeiras de vocês. Que tal procurá-las?
Esperem que os alunos achem e depois solicitem que eles leiam cada uma.
- Depois, falem que são importantes estas qualificações para exercer a função diaconal e que precisa de cuidado e esforço para cumpri-las, semelhante ao que vocês se esforçaram para encontrar cada uma delas fixadas nas cadeiras.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/jovens-separados-para-deus-buscando.html Acesso em 02 de Ago de 2023