ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 5 – JESUS É DEUS
Texto: João 1.1-4,9-14
Introdução: A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.
I- A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS
1. Jesus é Deus
1. O Novo Testamento é direto quanto à natureza divina de Jesus:
1.1. "E o Verbo era Deus" (Jo 1.1)
1.2. "Ao que Tomé lhe respondeu: Senhor meu e Deus meu!" (Jo 20.28)
1.3. "mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo" (Fp 2.6, NAA)
1.4. "para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo" (Cl 2.2, NAA)
1.5. "e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tt 2.13, NAA)
1.6. "aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2Pe 1.1, NAA)
1.7. "E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1Jo 5.20, NAA)
2. Seus atributos absolutos
2.1. Os atributos são perfeições próprias da essência de Deus.
2.2. Os atributos absolutos ou incomunicáveis são exclusivos da divindade como:
a. Onipotência
b. Eternidade
c. Onisciência
d. Onipresença
2.3. A onipotência significa "ter todo poder, ser todo-poderoso"
a. Jesus é onipotente (Mt 28.18; Ef 1,21; Ap 1.8)
2.4. Ele é eterno (Is 9.6; Mq 5.2; Hb 13.8)
a. "No princípio era o Verbo" (Jo 1.1) indica que Ele já existia antes mesmo da criação com o Pai (Gn 1.1)
2.5. A onipresença é o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo
a. Jesus é onipresente (Mt 18.20; 28.20)
2.6. A onisciência é o conhecimento perfeito e absoluto que Deus possui de todas as coisas, de todos os eventos e de todas as circunstâncias por toda a eternidade passada e futura
a. Jesus possui esse atributo (Mt 17.27; Jo 1.47, 48; 2.24, 25; 4.17, 18; 16.30; 21.17)
II - A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS
1. Arianismo
1.1. A sequência dos que negam a divindade de Jesus
a. Os primeiros a negarem a divindade de Jesus foram os ebionitas
b. Seguidos pelos monarquianistas dinâmicos
c. Mas a heresia principal que abalou os fundamentos da igreja foi o Arianismo.
1.2. O termo "arianismo" vem de Ário, o expoente dessa doutrina em Alexandria a partir do ano 318
a. Ele negava a divindade de Cristo
b. Considerava como um deus de segunda categoria
c. Rejeitava a eternidade do Verbo
. Defendia sua existência antes da encarnação
. Recusava que fosse Ele eterno com o Pai
. Insistia na tese de que o Verbo foi criado como primeira criatura de Deus
d. A palavra de ordem arianista era: "houve tempo que o Verbo não existia"
2. Suas explicações
2.1. Ário e seus seguidores pensavam as Escrituras aqui e acolá em busca de algumas passagens bíblicas para dar sustentação às suas crenças. Algumas delas são:
a. "O Senhor me criou no princípio dos seus caminhos" (Pv 8.22 LXX)
b. "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Cl 1.15)
c. "houve tempo em que o Filho não existia"
d. "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3)
2.2. Com isso ignoravam o pensamento bíblico que defende a eternidade e a deidade de Cristo (Jo 1.1-3)
3. Como solucionar a controvérsia?
3.1. A tradução "criou" de Provérbios 8.22 da Septuaginta é opcional, pois o verbo hebraico nessa passagem é qānâ, "obter, adquirir, criar", mas o sentido de "criar" para "trazer à existência algo do nada" é o verbo bārā', como em Gênesis 1.1.
3.2. Colossenses 1.15 diz que Jesus é o primogênito de toda a criação, e não o primogênito de Deus.
a. A palavra prototokos, "primogênito, primeiro, chefe", foi usada pelos escritores sagrados com o sentido de importância, prioridade, posição, primazia, preeminência (Cl 1.15-18)
. Ou seja, Jesus encarnado tem a primazia na criação, é a imagem do Deus invisível porque é Deus
3.3. Conhecer a Deus (Jo 17.3) é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30)
III - IMPLICAÇÕES DO ARIANISMO NA ATUALIDADE
1. A Tradução do Novo Mundo
1.1. A exemplo do Arianismo, há um movimento religioso que usa a Bíblia fora do contexto por meio de uma versão exclusiva das Escrituras, denominada de Tradução do Novo Mundo
a. Trata-se de uma versão tendenciosa
1.2. Veja alguns exemplos de suas falsificações:
a. "e a Palavra era um deus" (Jo 1.1)
. "deus" com "d" minúsculo
. visto que o texto correto é: "e a Palavra era Deus" ou "e o Verbo era Deus"
b. O texto sagrado declara que Jesus é Deus:
. "grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13)
. "nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2Pe 1.1)
. Tradução do Novo Mundo diz: "do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo"; "do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo"
. Mudaram o texto sagrado acrescentando um "do", onde não existe no texto grego para desvincular a divindade de Jesus
2. Os movimentos orientais
2.1. Nenhum deles reconhece a divindade de Jesus e
2.2. Para os panteístas monistas não existe Trindade e nem Jesus
2.3. O movimento Hare Krishna, por exemplo
a. Nega a divindade de Jesus
b. Não acredita que Ele seja o Salvador
c. Vê o Senhor Jesus como um mero guia espiritual e uma das inúmeras encarnações de Krishna
3. Outros grupos
3.1. O Jesus do Alcorão é:
a. Um mero mensageiro
b. Não é reconhecido como Deus
c. Nem como o Filho de Deus
d. Nem como Salvador
e. Nem morreu
f. Nem ressuscitou
3.2. As religiões reencarnacionistas recusam:
a. A deidade absoluta de Jesus
b. A sua ressurreição dentre os mortos e
c. Não reconhecem a sua singularidade
d. O Jesus deles:
. Não passa de mais um médium ou
. Não passa de mais um dos grandes mestres e filósofos
3.3. No entanto, a Bíblia nos mostra que Jesus é:
a. Muito mais (Ef 1.21; Hb 7.26)
b. É o Deus em forma humana (Rm 9.5)
Conclusão: Diante do exposto, a conclusão bíblica é que somente Deus pode salvar, somente Ele é o Salvador (Is 45.21). Se o Senhor Jesus não é Deus, logo não pode ser salvador, então negar a divindade de Jesus é negar a salvação.
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