Adultos

Lição 5 - Jesus é Deus III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 5 – JESUS É DEUS

Texto: João 1.1-4,9-14

Introdução: A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.

I- A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS

1. Jesus é Deus

1. O Novo Testamento é direto quanto à natureza divina de Jesus:

1.1. "E o Verbo era Deus" (Jo 1.1)

1.2. "Ao que Tomé lhe respondeu: Senhor meu e Deus meu!" (Jo 20.28)

1.3. "mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo" (Fp 2.6, NAA)

1.4. "para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo" (Cl 2.2, NAA)

1.5. "e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tt 2.13, NAA)

1.6. "aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2Pe 1.1, NAA)

1.7. "E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1Jo 5.20, NAA)

2. Seus atributos absolutos

2.1. Os atributos são perfeições próprias da essência de Deus.

2.2. Os atributos absolutos ou incomunicáveis são exclusivos da divindade como:

a. Onipotência

b. Eternidade

c. Onisciência

d. Onipresença

2.3. A onipotência significa "ter todo poder, ser todo-poderoso"

a. Jesus é onipotente (Mt 28.18; Ef 1,21; Ap 1.8)

2.4. Ele é eterno (Is 9.6; Mq 5.2; Hb 13.8)

a. "No princípio era o Verbo" (Jo 1.1) indica que Ele já existia antes mesmo da criação com o Pai (Gn 1.1)

2.5. A onipresença é o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo

a. Jesus é onipresente (Mt 18.20; 28.20)

2.6. A onisciência é o conhecimento perfeito e absoluto que Deus possui de todas as coisas, de todos os eventos e de todas as circunstâncias por toda a eternidade passada e futura

a. Jesus possui esse atributo (Mt 17.27; Jo 1.47, 48; 2.24, 25; 4.17, 18; 16.30; 21.17)

II - A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS

1. Arianismo

1.1. A sequência dos que negam a divindade de Jesus

a. Os primeiros a negarem a divindade de Jesus foram os ebionitas

b. Seguidos pelos monarquianistas dinâmicos

c. Mas a heresia principal que abalou os fundamentos da igreja foi o Arianismo.

1.2. O termo "arianismo" vem de Ário, o expoente dessa doutrina em Alexandria a partir do ano 318

a. Ele negava a divindade de Cristo

b. Considerava como um deus de segunda categoria

c. Rejeitava a eternidade do Verbo

. Defendia sua existência antes da encarnação

. Recusava que fosse Ele eterno com o Pai

. Insistia na tese de que o Verbo foi criado como primeira criatura de Deus

d. A palavra de ordem arianista era: "houve tempo que o Verbo não existia"

2. Suas explicações

2.1. Ário e seus seguidores pensavam as Escrituras aqui e acolá em busca de algumas passagens bíblicas para dar sustentação às suas crenças. Algumas delas são:

a. "O Senhor me criou no princípio dos seus caminhos" (Pv 8.22 LXX)

b. "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Cl 1.15)

c. "houve tempo em que o Filho não existia"

d. "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3)

2.2. Com isso ignoravam o pensamento bíblico que defende a eternidade e a deidade de Cristo (Jo 1.1-3)

3. Como solucionar a controvérsia?

3.1. A tradução "criou" de Provérbios 8.22 da Septuaginta é opcional, pois o verbo hebraico nessa passagem é qānâ, "obter, adquirir, criar", mas o sentido de "criar" para "trazer à existência algo do nada" é o verbo bārā', como em Gênesis 1.1.

3.2. Colossenses 1.15 diz que Jesus é o primogênito de toda a criação, e não o primogênito de Deus.

a. A palavra prototokos, "primogênito, primeiro, chefe", foi usada pelos escritores sagrados com o sentido de importância, prioridade, posição, primazia, preeminência (Cl 1.15-18)

. Ou seja, Jesus encarnado tem a primazia na criação, é a imagem do Deus invisível porque é Deus

3.3. Conhecer a Deus (Jo 17.3) é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30)

III - IMPLICAÇÕES DO ARIANISMO NA ATUALIDADE

1. A Tradução do Novo Mundo

1.1. A exemplo do Arianismo, há um movimento religioso que usa a Bíblia fora do contexto por meio de uma versão exclusiva das Escrituras, denominada de Tradução do Novo Mundo

a. Trata-se de uma versão tendenciosa

1.2. Veja alguns exemplos de suas falsificações:

a. "e a Palavra era um deus" (Jo 1.1)

. "deus" com "d" minúsculo

. visto que o texto correto é: "e a Palavra era Deus" ou "e o Verbo era Deus"

b. O texto sagrado declara que Jesus é Deus:

. "grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13)

. "nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2Pe 1.1)

. Tradução do Novo Mundo diz: "do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo"; "do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo"

. Mudaram o texto sagrado acrescentando um "do", onde não existe no texto grego para desvincular a divindade de Jesus

2. Os movimentos orientais

2.1. Nenhum deles reconhece a divindade de Jesus e

2.2. Para os panteístas monistas não existe Trindade e nem Jesus

2.3. O movimento Hare Krishna, por exemplo

a. Nega a divindade de Jesus

b. Não acredita que Ele seja o Salvador

c. Vê o Senhor Jesus como um mero guia espiritual e uma das inúmeras encarnações de Krishna

3. Outros grupos

3.1. O Jesus do Alcorão é:

a. Um mero mensageiro

b. Não é reconhecido como Deus

c. Nem como o Filho de Deus

d. Nem como Salvador

e. Nem morreu

f. Nem ressuscitou

3.2. As religiões reencarnacionistas recusam:

a. A deidade absoluta de Jesus

b. A sua ressurreição dentre os mortos e

c. Não reconhecem a sua singularidade

d. O Jesus deles:

. Não passa de mais um médium ou

. Não passa de mais um dos grandes mestres e filósofos

3.3. No entanto, a Bíblia nos mostra que Jesus é:

a. Muito mais (Ef 1.21; Hb 7.26)

b. É o Deus em forma humana (Rm 9.5)

Conclusão: Diante do exposto, a conclusão bíblica é que somente Deus pode salvar, somente Ele é o Salvador (Is 45.21). Se o Senhor Jesus não é Deus, logo não pode ser salvador, então negar a divindade de Jesus é negar a salvação.

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