Adultos

Lição 2 - Somos cristãos IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Adilson Guilhermel

LIÇÃO Nº 2 – SOMOS CRISTÃOS

INTRODUÇÃO

Para sermos bem-sucedidos no ministério do evangelho, é necessário depender completamente de Deus, tanto para trabalhar em nós quanto por meio de nós. O ministério não é sobre nossos próprios esforços ou habilidades, mas sobre o poder de Deus através de nossa vida. Deus trabalha em nós, antes de sermos instrumentos de Deus, precisamos ser moldados por Ele. O trabalho interno é essencial para que possamos refletir o caráter de Cristo. - Filipenses 2:13: Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Deus transforma nossos desejos e capacita-nos a cumprir Sua vontade. O sucesso no ministério não depende exclusivamente de nossas habilidades, estratégias ou esforços humanos. É Deus, em sua soberania e poder, quem habilita e capacita os seus servos. É Deus que transforma nossos corações, mentes e espíritos. Ele nos santifica nos equipa com o Espírito Santo e nos dá a sabedoria necessária para cumprir a missão. É Ele quem dá o crescimento, convence os pecadores e realiza milagres. Nosso papel é ser instrumentos nas mãos de Deus.

1. SOMOS CRISTÃOS E SÓ SEGUIMOS UM EVANGELHO, O DA GRAÇA DE DEUS.

Gálatas 2.1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. Gálatas 2.2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

Paulo quando fala passados catorze anos, está se referindo ao período desde a sua conversão, ou desde a sua primeira visita em Jerusalém. Jerusalém era centro da igreja primitiva, onde ali se encontravam os apóstolos que andaram com Cristo, para debaterem questões fundamentais ao evangelho que pregava. Barnabé era um colaborador próximo a Paulo. Tito era um gentio convertido, simbolizando a inclusão dos não judeus. Como havia muitas controvérsias na questão de crente judeu com crente gentio, foi necessário abrir uma discussão sobre a liberdade cristã, a não obrigatoriedade da lei mosaica para os gentios. O ponto central que foi discutido e enviado na carta aos Gálatas envolve o confronto direto de Paulo como os judaizantes, que tentavam impor as práticas da Lei mosaica, tais como a circuncisão e a observância de dias santos aos cristãos gentios. O resultado dessa discussão que Paulo enviou aos gálatas foi em reposta às notícias perturbadoras sobre a deserção espiritual dos novos crentes. Foi por causa disso que Paulo, com os seus obreiros seguiram para essa espécie de concílio que ocorreria em Jerusalém. A igreja em Gálatas foi muito assediada por judaizantes, ou mesmo judeus convertidos ao cristianismo, que estavam impondo práticas da lei que já tinham se tornado obsoleta. Na igreja de Cristo, estas práticas não poderiam ter um seqüenciamento, pois estava fora do verdadeiro evangelho, o que poderia impedir as ações do Espírito Santo. Paulo não foi a Jerusalém por iniciativa própria, mas sim por direção do Espírito Santo. Paulo expôs aos apóstolos, provavelmente Pedro, Tiago e João, o evangelho que pregava aos gentios, que enfatizava a salvação pela graça, sem as obras da lei, o que contrastava com a mensagem que os judaizantes tentavam impor. O diálogo com os apóstolos e anciãos, foi realizado de forma particular para evitar conflitos desnecessários, ou debates públicos, pois da forma que foi feito eles chegaram a um consenso. Paulo tinha certa preocupação que todo seu esforço fosse em vão, mas tudo isso de dirimiu com a concordância entre os líderes de Jerusalém. Quando há uma harmonia doutrinária e um consenso entre todas as coisas são resolvidas satisfatoriamente. Não multidão de conselheiros há consenso. Devemos resistir a qualquer tentativa de detalhe humano à mensagem da salvação pela graça de Deus por meio da fé.

2. SOMOS CRISTÃOS E NÃO ACEITAMOS REQUISITOS ALÉM DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.

Gálatas 2.3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; Gálatas 2.4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Gálatas 2.5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

Apesar da pressão dos judaizantes em relação a obrigatoriedade da circuncisão, Tito não foi forçado a se submeter à circuncisão por interferência de Paulo que não permitiu esse ato legalista. Isso mostra que tanto Paulo e os líderes da igreja em Jerusalém concordavam com a salvação era pela fé em Cristo, sem depender de maneira alguma das obras da lei. A liberdade cristã sempre deve ser defendida, como também a suficiência do evangelho da graça. A circuncisão era um sinal da aliança que Deus fez com Abraão, a qual perdeu o seu sentido após a vitória de Cristo na cruz. Com Cristo foi estabelecida uma nova aliança, ou seja, a aliança de sangue, que não dependem mais de ritos externos, mas de uma transformação interior, operada pelo Espírito Santo. A infiltração de falsos irmãos, principalmente os judaizantes estavam se intrometendo entre os cristãos, para os porem em servidão. Essas infiltrações dos judaizantes estavam com essas imposições tentando comprometer a liberdade cristã conquistada por Cristo. Eles procuravam impor a observância da lei mosaica como condição para a salvação, comprometendo assim o verdadeiro evangelho da graça. A bíblia diz que se Cristo nos libertou verdadeiramente sereis livres, isso significa não podemos ser escravizados por regras externas, mas sim, guiados pelo Espírito Santo. A lei só serviu como "aio" até a chegada de Cristo, pois a salvação agora é somente pela fé. Algumas igrejas em nossos dias conduzidas por líderes sem formação teológica, ainda se utilizam de doutrinas de costumes pondo o povo debaixo de um jugo que é contra a palavra de Deus. Quem está debaixo de jugos de líderes ignorantes devem procurar uma igreja que esteja conforme a verdadeira doutrina bíblica e não se intimide com ameaças que esses tipos costumam fazer. Lembrando que a igreja de Cristo não tem placa, pois é um corpo só, cujo cabeça é Ele próprio. A resistência de Paulo aos judaizantes foi essencial na preservação do núcleo do evangelho, pois ele não poderia de maneira alguma ceder qualquer ponto ao legalismo. Isto seria negar que a sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para a salvação. Qualquer pratica da lei que fosse imposta aos gentios seria um retrocesso para a escravidão espiritual, visto que a lei após cruz tinha se tornado totalmente obsoleta. Todo cristão que almeja o céu deve estar totalmente dentro dos princípios do evangelho e não pode aceitar nenhuma pressão ou oposição quanto a isso. Devemos estar atentos para identificar e combater ensinos que distorcem a mensagem pura do evangelho da graça do Senhor.

3. SOMOS CRISTÃOS E REJEITAMOS QUALQUER ARGUMENTOS FORA DO EVANGELHO.

Gálatas 2.6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa ( quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem ), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; Gálatas 2.7 Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão Gálatas 2.8 ( Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios ),

Paulo destacou que na sua missão como pregador do evangelho aos gentios, em nenhum momento se deixou impressionar ou influenciar por qualquer argumentação fora do evangelho, mesmo por figuras religiosas importantes na igreja de Jerusalém. As verdades do evangelho não dependem de interpretação do homem, mas sim da revelação divina e da fidelidade a Cristo. O evangelho é um só, assim como a mensagem da salvação em Cristo Jesus, para ser direcionada a povos de culturas diferentes. Os apóstolos pela sabedoria divina foram guiados pelo Espírito Santo para várias direções alcançando com isso povos diferentes. A mesma ação divina que estava presente no ministério de Pedro entre os judeus também estava presente entre os gentios. Paulo afirma qua a sua missão não era de menos importância ou inferior a de Pedro, pois ambos estavam capacitados e direcionados pelo mesmo Deus. Na realidade vemos que Pedro estava mais focado na evangelização dos judeus e por isso Deus lhe deu uma visão dos animais impuros para ele evangelizar os gentios começando pela casa de Cornélio centurião romano. Apesar de tudo, ambos, ou seja, Paulo e Pedro realizaram a obra de Deus com o mesmo poder e eficácia.

4. SOMOS CRISTÃOS E TEMOS QUE DEFENDER A INTEGRIDADE DO EVANGELHO.

Gálatas 2.9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2.14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Em Gálatas 2:9, Paulo menciona que Tiago, Pedro (também chamado Cefas) e João, reconhecidos como pilares da igreja, deram a Paulo e a Barnabé a destra de comunhão. Isso significa que esses líderes da igreja em Jerusalém refletiram e apoiaram o ministério de Paulo e Barnabé entre os gentios. Esses líderes eram figuras centrais na igreja primitiva: Tiago – Meio-irmão de Jesus, líder da igreja de Jerusalém, conhecido por sua sabedoria e liderança firme. Ele desempenhou um papel importante no Concílio de Jerusalém (Atos 15). As implicações do confronto entre Paulo e Pedro em Antioquia. Esse episódio ilustra vários princípios importantes: A Verdade do Evangelho como Prioridade Absoluta: Paulo não hesitou em corrigir Pedro porque a integridade do evangelho estava no jogo. Ele não agiu para mostrar superioridade ou por questões pessoais, mas para defender a mensagem central da salvação pela graça, sem imposições de regras ou tradições humanas. Quando se trata de corrigir erros que comprometem a verdade da Palavra de Deus, especialmente no contexto da igreja, é essencial agir com coragem, discernimento e amor. A repreensão, quando necessária, não deve ser feita por orgulho ou com o objetivo de humilhar alguém, mas sim com o propósito de restaurar uma pessoa. 2 Timóteo 4:2 , "Pregue a palavra; esteja preparado a tempo e fora de tempo; repreenda, corrija e exorte com toda paciência e doutrina."

FONTE: https://www.pastorguilhermel.com.br/p/licao-02-somos-cristaos.html

 PR. ADILSON GUILHERMEL

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