Reflexões

Doutrina da tricotomia

Pastor José Fernandes

São Paulo,21 de Dezembro de 2022.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Doutrina da tricotomia"

TEXTOS: Sl 56:4; Jó 14:10, 14,22; Ec 12:7; Sl 56:10-11; I Ts 5:21-23; !!!

Sl.56:4 Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne?

O que é tricotomia?

A tricotomia diz que o ser humano é composto de três elementos. São eles: * Corpo: o primeiro elemento é o corpo físico que interage com o ambiente e é energizado pelos elementos imateriais.

* Alma: o segundo elemento é a alma. Apesar de haver diferentes definições sobre a alma entre os tricotomistas, a ideia predominante é que a alma é o elemento psicológico, o fundamento da personalidade, a base da razão, a sede das emoções.

* Espírito: o terceiro elemento na tricotomia é o espírito. No tricotomismo o espírito é a fonte das qualidades espirituais do homem; e por isso é a parte essencial em seu relacionamento espiritual com Deus.

Nossa composição é tripla,

A concepção de que o homem é constituído de três partes (corpo, alma e espírito) chama-se tricotomia.

O Dito Sagrado patenteado neste versículo, vem corroborar com a doutrina da “Tricotomia”, somos tricotômico: “corpo”, “alma” e “espírito”. A alma é nossos sentimentos e raciocínio, psiquê, ou seja os cinco sentidos; espírito é a parte espiritual, onde temos comunhão com Deus, adoramos e louvamos a Deus; corpo é a parte material. Quando morremos os germes exterminam e pra nada mais serve. “…O Espírito volta para Deus…”

Jó 14:10 Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então, onde está?

Jo.14:14 Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.

Jo.14:22 mas a sua carne, nele, tem dores; e a sua alma, nele, lamenta.

Conforme mencionado em inúmeros versículos anteriores, é comum o tema de que o nosso mundo terreno, a nossa carne, terá fim. Isto serve para ilustrar uma das doutrinas mais sagradas, que é a de que o espírito pertence a Deus na vida eterna. Mesmo Cristo, talvez o exemplo mais extremo, manifestou isto tudo com grande clareza. A sua carne foi despedaçada, pregada, açoitada, torturada e machucada, mas, ao cabo do terceiro dia, Ele ergueu-se novamente e ascendeu aos céus, sentando-se à destra de Deus. Através Dele, a nossa alma persiste, ainda que o corpo possa falhar ou quebrar. O nosso espírito não tem limites.

Ec 12:7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Nosso Deus e Pai, nos deste Teu Santo Messias. Portanto domos graças e cantamos louvores ao Teu nome. Que os nossos espíritos sejam alçados ao Teu Reino Celeste e possamos residir entre os anjos, ao pé do Teu trono. Dá-nos a fé e a sabedoria de seguir a Ti, Senhor, nas pegadas do Teu filho unigênito cujo sangue foi derramado pela salvação de todos nós.

Sl 56:10-11 Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra. Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.

Por conseguinte, todavia e contudo, haverá vida eterna. Não termina tudo aqui, somente o corpo é exterminado. Em virtude disto, é de bom alvitre nos prepararmos para vivê-la no porvir. E que seja com JESUS CRISTO. Somente existem duas opções: Céu ou inferno; bênção ou maldição!

I Ts 5:21-23 Examinai tudo. Retende o bem; Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.