Reflexões

O retorno de Jesus

Pastor José Fernandes

São Paulo, 21 de Janeiro de 2022.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "O retorno de Jesus"

TEXTOS:cLc 4. 18-19; Mt 24.36; Ml 4.1-2; Ap. 3.11

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor." (Lc. 4. 18-19)

Profecias do fim do mundo já falharam no passado

listaram momentos em que, contrariando mitos, o mundo não acabou. Casos vão desde a Antiguidade até avanços científicos recentes.

Previsões Clássicas

Adventismo e, logo, todas as confissões ou denominações cristãs que seguem a mesma base doutrinária em essência, tem suas raízes nos ensinamentos de William Miller, um então pregador Batista. Ele previu que o Segundo Advento (donde Adventismo) de Jesus Cristo ocorreria antes de 21 de Março de 1844.[1] Sobrevinda a data, nova previsão foi 18 de abril de 1844.[2] Chegada a data, outro Milerita (assim ficaram conhecidos os seguidores das novas ideias de William Miller), Samuel S. Snow, derivou a data de 22 de outubro de 1844.[3] O não-cumprimento dessas previsões tem sido classicamente chamado de Grande Decepção Milerita.

Previsão para 21/12/ 2012.

O próximo dia 21 é tido por alguns como o dia do fim do mundo, por meio da interpretação de um calendário maia que, teoricamente, previa que esse seria o último dia da humanidade.

A crença do fim do mundo em uma data determinada, porém, não é uma novidade e nem uma característica ligada a povos distantes, como os maias. A expectativa pelo dia que seria o último da história da humanidade é antiga e faz parte da tradição cultural ocidental.

“A fé cristã acredita no fim do mundo”, resume Lina Boff, professora de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). “No fim dos tempos, Jesus vem”.

Milenarismo
A especialista explica que uma corrente chamada “milenarista” acreditava que o reinado de Cristo sobre a Terra duraria mil anos. A chegada do ano 1000 da Era Cristã foi, portanto, aguardado com bastante ansiedade na Europa medieval.

O escritor austríaco-americano Richard Erdoes, autor do livro “A.D. 1000: Living on the Brink of Apocalypse” (“1000 d.C.: vivendo à beira do Apocalipse”, em tradução livre), conta que a expectativa pelo retorno de Cristo dominou “não só o ano 999, mas todo o século que o precedeu”. Segundo o livro, lançado em 1988, as pessoas da época imaginavam que o Armagedom viria na noite de Natal ou à meia-noite, na virada de 999 para o ano 1000.

Pastor Harold Camping
Outro pregador americano voltaria a prever o fim do mundo mais de um século depois. O radialista evangélico Harold Camping anunciou que Jesus Cristo retornaria à Terra às 18h do dia 21 de maio de 2011, e que os crentes seriam levados aos céus. A destruição do planeta começaria ali e todos os que não acreditassem morreriam.

Um seguidor disse que chegou a gastar US$ 140 mil em publicidade para a previsão de Camping. Outro cruzou os EUA, percorrendo 4,8 mil quilômetros do estado de Maryland até a Califórnia, onde fica a sede da rádio de Camping, para presenciar o momento junto do pastor.

Depois que nada aconteceu, Camping afirmou que a data inicial estava errada, e que Jesus voltaria em 21 de outubro daquele mesmo ano, o que também não aconteceu. Em 1994, o pastor já havia previsto o apocalipse.

Em 1999, quando o mundo se preparava para entrar em um novo milênio, alguns alegaram ter decifrado um código bíblico secreto e ter ganho com isso um entendimento da língua original das Escrituras, que revelava que Cristo voltaria no ano 2000. É claro que não há nada nas Escrituras que justifique tal ideia. E é claro que Cristo não voltou no ano 2000. O fato é que simplesmente não sabemos quando Ele voltará. Ele pode voltar hoje, ou daqui a 10, 50 ou 100 anos. Realmente, não sabemos. Agora que Vem, isto Vem.

Jesus disse: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mt. 24. 36). Se fosse para traduzir diretamente do idioma original, seria algo assim: "Ninguém sabe qual o dia ou a hora em que o Filho do Homem voltará". O que Deus queria dizer foi o que Ele disse, e o que Ele disse foi o que Ele queria dizer. Ele vai voltar quando tudo estiver pronto. Vai voltar na hora marcada. A única certeza que temos é, " ELE vem, vem mesmo, mesmo extrapolando todas as previsões"

Quando olhamos para a cena mundial hoje, parece que a vinda do Senhor está muito, muito próxima. No entanto, não sabemos quando será. Pode ser que o Senhor espere mais tempo. Se eu entendi as Escrituras corretamente, Jesus nos ensinou que a geração que vê o 'brotar da figueira', o nascimento da nação de Israel, será a geração que vê a volta do Senhor; Eu acredito que a geração de 1948 é a última geração. Como uma geração de juízo é de quarenta anos e a tribulação dura sete anos, creio que o Senhor poderia voltar para sua igreja a qualquer momento antes do início da tribulação, o que significaria qualquer momento antes de 1981. (1948 + 40 - 7 = 1981) é possível que Jesus esteja namorando o começo da geração de 1967, quando Jerusalém foi novamente ao controle israelense pela primeira vez desde 587 aC. Não sabemos ao certo qual ano realmente marca o começo da última geração[9]

A finalidade da primeira vinda de Jesus foi pregar "o ano da graça do Senhor", ou seja: que a salvação está disponível a todos. Mas a finalidade da segunda vinda é executar o juízo de Deus.

Se você ainda não é um crente fiel, deveria vir para Ele agora, pois agora é "o ano da graça do Senhor". Venha conhecer a Sua graça e amá-Lo. Venha convidá-Lo a entrar em sua vida e em seu coração. Não aguarde até que Ele venha julgar este mundo doente pelo pecado. Mundo degenerado e perdido, despojado da Graça de DEUS.

Convém enfatizar que, quando lemos a Bíblia Sagrada, o Cânon de DEUS, mormente o Cap 24 do Evangelho de JEEUS CRISTO, segundo escreveu Mateus Temos algumas dicas, olhando com atenção encontramos que, tudo que acontecem nos dias atuais, nada mais é que a prenuncia da volta de JESUS CRISTO.

Por conseguinte, estejamos-pois preparados, ou nos preparando para " Este faustoso dia". Vejamos Ml. 4.1-2.Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro.

Ap. 3.11.Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.