Pastor José Fernandes
São Paulo, 14 de Janeiro de 2022.
Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!
REFLEXÃO
TEMA: "Um amigo em necessidade"
TEXTOS:Jó 2.13; Rm 12.15; Jó 6.14; Jo 7.37-38; Is 55.1; Is 12.3
"Depois se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento." (Jó 2:13)
Jó certamente destaca-se no cenário como um exemplo brilhante de alguém que foi paciente na adversidade. Ele passou por dificuldades incríveis. Você provavelmente se lembra de sua história: tudo começou no céu, com Deus falando a Satanás sobre a fidelidade do Seu servo Jó. Quase podemos imaginar o orgulho de Deus com relação ao seu servo Jó. Mas, mesmo assim, Ele permitiu que dificuldades caíssem sobre a vida de Jó.
Se é verdade que um pouco de chuva deve cair na vida de todos, Jó foi atingido por um tsunami. Em um só dia ele perdeu seus rebanhos, seus servos, todos os seus filhos e a sua saúde.
Então os amigos de Jó vieram visitá-lo. Eles mal podiam reconhecer seu amigo, por causa do estado de tristeza em que estava. "Depois se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento" (Jó 2:13).
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelas pessoas que estão sofrendo é simplesmente estar com elas. A Bíblia diz que devemos "chorar com os que choram" (Rm 12:15). Você não tem que dar-lhes um sermão. Você não precisa ter todas as respostas. Você só precisa estar com elas, cuidando e demonstrando apreço e carinho, até porque palavras em horas angustiosas de perda de um membro da família são um tanto vazia, oca e sem nexo pra quem estar sofrendo.
Sou pastor há muitos anos ( quatro década e meia) e tenho descoberto que não tenho todas as respostas. Às vezes, a melhor coisa que posso fazer por uma pessoa que está sofrendo, por alguém que perdeu um ente querido, por aquele que está diante de uma doença horrível, é estar simplesmente com ele e orar por ele. Estar simplesmente juntou e emprestar o ombro amigo, pode ser um grande conforto para um amigo em necessidade.
Vejamos com muita atenção e sensibilidade o que Jó nos ensina a respeito. Jó 6.14.Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-poderoso.
Especialmente nesta época pandêmica e catastrófica. Sempre tem alguém precisando ? muitos a míngua. Mais observamos que, apesar das carências materiais serem inúmeras, a maior necessidade é mesmo a espiritual, quantos se perdendo e indo para a eternidade sem Deus, marchando para o inferno a passos largos. Quando deveríamos, além de emprestarmos o ombro e mostrar nos espírito caritativo, sermos solidário aos sofrimentos, também e principalmente mostrarmos a estes miseráveis e desvalidos o caminha da Salvação que é JESUS CRISTO. Dissermos aos sedentos de Salvação: " se alguém tem sede venha a JESUS CRISTO.
Jo 7. 37-38.E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
Is.55.1 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Olha as Palavra do SENHOR através do profeta Isaías.
Is 12.3. E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação.
Por conseguinte, conheces a fonte, ou melhor se tens a fonte dentro de você? Oferece aos que estão cansados e oprimidos. A necessidade é grande, porém podemos mitigar-lhes a sede, pelo Espírito Santo, através de JESUS CRISTO Nosso Senhor!!!
Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.
Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!
Pelos Laços do Calvário!
Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷
JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️
OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.