Pastor José Fernandes
São Paulo, 12 de Julho de 2024.
Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!
REFLEXÃO
TEMA: "O ETERNO, nosso Pai por excelência"
TEXTOS: Ml 3:17-18;Is 27:3; Ex 62:5;Sl 135:4-5;Tt 2:4; Sl 85:13;I Pd 2:9;Ml 3:5-6; Ml 4:3;Sl 118:4-5,24;Sl 103:18; Sl 56:3;Sl 46; Rm 8,9,15;
Ml 3:17,18 E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.
Quanto examinamos o Cânon Sagrado, observamos que dentre as inúmeras passagens maravilhosas e edificantes que nos inspiram a confiar no SENHOR. Esta é uma pedagógica e eficaz para nosso jornadear. Vislumbramos aqui uma passagem da Bíblia que se refere ao DEUS a quem pertence a vingança. Essa passagem é usada para mostrar que, apesar das provações e tribulações que os judeus enfrentavam, DEUS não se esqueceria de seu povo. Tal qual nós hoje devemos por fé termos vizualizações das vitórias que alcançaremos no Senhor DEUS, que tem todo o poder nos Céus Ec na terra.até porque quantas vitórias e triunfos ja alcançamos.
Is 27:3 Eu, o SENHOR, a guardo e, a cada momento, a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.
declara: “Eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, no dia em que eu criar um povo especial. Eles serão poupados, assim como um homem poupa seu filho que o serve. Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre aqueles que servem a Deus e aqueles que não o servem.”
minha propriedade especial – Literalmente, “meu tesouro peculiar” . Coisa linda e maravilhosa, isto é uma preciosidade “ser tesouro Do Senhor DEUS”; alto privilégio; principalmente para um relés mortal; ainda por cima cheio de falhas e defeitos;
Ex 62:5 agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.
Agora convém lembrar; não podemos nos olvidar de forma alguma que, se faz necessário “guardar o concerto”.
Sl 135:4.5 Porque o SENHOR escolheu para si a Jacob e a Israel, para seu tesouro peculiar. Porque eu conheço que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses.
Tt 2:14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Neste concerto, pacto ou acordo, é claro que precisamos cumprir nossa parte. Veja bem: “ELE Se sacrificou por nós” agora espera que tenhamos boas obras. Claríssimo que a salvação é somente por fé no FILHO DE DEUS. Agora quem goza e desfruta desta salvação gloriosa e maravilhosa através do sacrifício vicário e expiatório do Senhor JESUS CRISTO, precisa ter boas obras, até porque ELE já preparou.
Sl 85:13 A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos.
I Pd 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
compare com o que Calvino traduz mais de acordo com o idioma hebraico: “Eles serão o meu tesouro peculiar no dia em que eu o fizer” (isto é, cumprir a minha promessa de reunir a minha Igreja completa; ou “fazer” essas coisas preditas em :
Ml 3:5,6 E chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o jornaleiro, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacob, não sois consumidos.
Acontecerem (Grotius)); assim, como diz em:
(Ml 4:3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o SENHOR dos Exércitos.
“Fazer” é usado de maneira absoluta, “no dia em que eu fizer isto”. Maurer, não tão bem, traduz, “no dia que eu farei”, isto é, designar como no Samos 118:24.
Sl 118:4-5,24 Digam, agora, os que temem ao SENHOR que a sua benignidade é para sempre. Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu e me pôs em um lugar largo.(...) 24 Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. como o homem que poupa a seu filho –
Sl 103:18 sobre aqueles que guardam o seu concerto, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprirem.
Sl 56:3,4 No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne?
Vemos aqui retratado e corroborado, o rei de Israel, então em aperto, não apenas exprime sua angústia, mas também reafirma sua fé inquebrantável naquele que tudo vê e tudo pode. “Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo; que poderá fazer-me o simples mortal?”, indaga ele.
Da mesma maneira devemos nos exemplificar nesta atitude louvável do cantor do Saltério. Recorrer ao querido Pai Celestial “O Senhor DEUS” contarmos a ELE em oração; exercitar nossa fé e confiança NELE. Sabendo que em todas, veja bem todas, ELE Virá em nosso socorro.
Sl 46 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está connosco; o Deus de Jacob é o nosso refúgio. (Selá) Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está connosco; o Deus de Jacob é o nosso refúgio. (Selá)
Não sabemos ao certo quem compôs o Salmos 46. Martinho Lutero, seguindo seu raciocínio informa que: A tradição judaica atribui a autoria deste salmo aos coraítas, visto que a inscrição acima do Salmo traz a referência respectiva. Impressão da paráfrase do Salmo 46 de Martinho Lutero no Gesangbuch de Klug, 1533. O salmo é uma parte regular das liturgias judaica, católica, anglicana e protestante. O Salmo 46 é chamado de “Salmo de Lutero” porque o grande reformador se inspirou em suas palavras para compor o Hino “Castelo Forte”. Outra linha teológica afirma que:os Salmos 46, 47 e 48 tem muitas ideias afins e provavelmente compartilham do mesmo contexto. Pode-se concluir da declaração do livro Patriarcas e Profetas (p. 203) que Davi foi o compositor deste.
Portanto o certo é, não interessa se foi os filhos de Corá; ou se foi Davi; ou mesmo faz parte dos 50 Salmos anônimos. Agora é bom enfatizar e deixar patenteado que, sabemos quem foi o Autor o Senhor DEUS e inspirado pelo ESPÍRITO SANTO. Este Salmo em sua composição é poético, chegando a ser pedagógico, isto porque corrobora em aprendizado nos fazendo entender os cuidados e proteção ímpar e eficaz do ALTÍSSIMO para conosco seus filhos por adoção através do Senhor JESUS CRISTO, morrendo na ignominiosa e cruenta cruz, nos resgatando e patenteando nossa paternidade.
Rm 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Quando recebemos o Senhor JESUS CRISTO Como nosso Salvador pessoal, temos nossa mente mudada e raciocinamos diferente. Podemos conhecer nosso estado e caráter verdadeiro quando nos perguntamos se temos ou não o Espírito de Deus e de Cristo.
(Rm 8: 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas; se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Vocês não estão na carne, senão no Espírito. Ter o Espírito de Cristo significa ter mudado o desígnio próprio, em certo grau, para o sentir que havia em CRISTO JESUS, haverá mudança de rota, e isso deve perceber-se numa vida e numa conversação que corresponda a seus preceitos e a seu exemplo.
Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.
Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!
Pelos Laços do Calvário!
Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷
JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️
OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.