Reflexões

Consolo através das tribulações

Pastor José Fernandes

São Paulo, 12 de Abril de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "Consolo através das tribulações"

TEXTOS: II 1:3-5; Rm 12:12;Sl 30:5; Sl 34:18;Mt 5:4; Jr 30:3;Jo 16:33; Tg 5:15a;Sl 119:50; Mt 11:28-29;

II Co 1:3-5 Bendito seja o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo.

Definição de Consolo substantivo masculino Ação de consolar, de tentar aliviar os sofrimentos, as dores ou as mágoas de alguém, ou de si mesmo; conforto.

A Bíblia Sagrada, nos mostra categoricamente, o cuidado do ETERNO para conosco, no sentido de nos consolar, isto através das tribulações.

Tem sido através de tribulações que vos temos levado o consolo e a salvação de Deus. Mas no meio dessas provações Deus nos consolou, o que reverteu em vosso benefício, pois pudemos mostrar-vos pela nossa experiência pessoal a maneira como Deus ajuda todos os que passam pelos mesmos sofrimentos.

Rm 12:12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

A provação é uma grande oportunidade para abandonarmos o orgulho e assimilarmos o caráter misericordioso de Deus, que pode nos livrar de uma atitude legalista na relação com as pessoas que convivemos.

A tribulação é uma grande oportunidades para fazermos um autoexame espiritual. Muitas vezes, Deus nos permite passar pela tribulação, para moldar o Seu caráter em nós. Deus é extremamente misericordioso e assim nós também devemos ser.

7 palavras de conforto na Bíblia para quem está sofrendo

Quando passamos por sofrimento, o que mais precisamos é de uma palavra para confortar o coração. Muitas vezes o conforto que nos é oferecido é pouco. Precisamos de algo maior e a Palavra de Deus pode nos confortar.

A Bíblia oferece palavras de conforto que você precisa na dificuldade. Se você ama Jesus, mas está sofrendo, essas palavras são para você:

Sl 30:5 Pois a sua ira só dura um instante,
mas o seu favor dura a vida toda;
o choro pode persistir uma noite,
mas de manhã irrompe a alegria.


O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

1.Em Jesus, a tristeza é temporária e a alegria é eterna.

Cristo sofreu na cruz, mas não foi para sempre. Ele sofreu para que a nossa dor não durasse para sempre. Pode ser difícil no momento, mas Deus será glorificado em nossa vida.

A manhã vai chegar.

2. Uma palavra de conforto na doença

Sl 34:18 O Senhor está perto
dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito abatido.


Sofrimento não é sinal que Deus te abandonou.Ele ainda lhe ama e se preocupa com você. Mesmo quando você não sente, Ele está junto de você e não lhe vai deixar. Não fique abatido, você não está sozinho. Fale com Deus! Ele que derramar a sua paz e aliviar o seu espírito. Deus está do nosso lado!

3. Uma palavra de conforto na tristeza

Mt 5:4 Bem-aventurados
os que choram,
pois serão consolados.


O alívio vai chegar, o sofrimento não vai durar para sempre. Não perca a esperança, Deus trará um fim ao seu sofrimento e vai restaurar todas as coisas. E, enquanto você espera, Ele está com você. Fale com Deus, Ele vai enxugar as suas lágrimas.

4. Deus vai mudar a sua sorte!

Jr 30:3 Certamente vêm os dias", diz o Senhor, "em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão", declara o Senhor.

Só Deus pode mudar a nossa sorte, Ele é soberano! Confie no Senhor. Toda tempestade e sofrimento são passageiras. Nesta passagem bíblica, Israel e Judá passaram por momentos de tribulação, mas Deus mudou a sorte do seu povo. Creia, Deus também vai mudar a sua sorte!

5. Jesus já venceu e você vai vencer!

Jo 16:33 Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

Jesus entende o seu sofrimento. Ele também sofreu de muitas maneiras durante sua vida na terra e sabe como é difícil. Mas, quando ressuscitou, Jesus venceu todo sofrimento! Por isso, você pode confiar em Jesus. Ele vai lhe dar vitória sobre o sofrimento. Não desista!

6. A oração é um bom remédio.

Tg 5:15a A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará.

A oração é um bom aliado para enfrentar as doenças. Através da oração podemos alcançar a cura e também o perdão. A oração move o coração de Deus e nos aproxima dele. A doença pode surgir, os problemas podem se levantar, mas quando nos aproximamos de Deus, através da oração, recebemos a esperança de dias melhores.

7. O Espírito Santo Senhor alivia a dor da perda

Sl 119:50 Este é o meu consolo no meu sofrimento:
A tua promessa dá-me vida.

O Espirito Santo nos consola e nos dá direção. Deus não quer suportemos a perda sozinhos, Ele é o nosso companheiro e não nos abandonará. Abra o seu coração, deixe o Espírito Santo derramar o consolo e o entendimento. Ele está conosco mesmo nos momentos difíceis. Você não está sozinho!

Que Deus console seu coração da maneira que só Ele sabe fazer:

Todos enfrentamos situações quando precisamos de conforto. Nos momentos de dor e tristeza, uma palavra de conforto ajuda a seguir em frente e a não ser dominado pelo desespero. Muita gente tenta confortar, mas o melhor conforto vem da Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Deus tem o conforto que você precisa. Ele lhe conhece e lhe ama e quer lhe confortar. O desejo de Deus é trazer restauração para sua vida. No sofrimento você pode confiar no conforto

Mt 11:28-29 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.