Reflexões

A herança que não míngua

Pastor José Fernandes

São Paulo, 22 de Abril de 2024.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A herança que não míngua"

TEXTOS: Gl 4:4-7; Sl 16:5-6;Sl 28:9; Sl 33:12; Sl 119:111; Mt 6:21-22;I Tm 1:12; I Pd 1:3-4;Hb 13:24-15;

Gl 4:4-7 Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei,  a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.  E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”.  Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

Quando falamos de herança terrena, material e legado pecuniário, ficamos estarrecidos. Com tristeza no coração e infelizmente presenciamos ou temos conhecimentos de herdeiros que se digladiam e muitas vezes vão as vias de fatos.

Algumas pessoas deixam um testamento nomeando aquelas pessoas que receberão a herança após sua morte. Claro, todos querem ser nomeados nesse testamento, mas nem todos serão. Da mesma forma, nas questões celestes existem coisas semelhantes às terrenas, por exemplo, neste caso, Deus nos designou no seu testamento, deixando-nos uma herança, e damos glória a Deus por isso.

Há diversas passagens na Bíblia que nos fala sobre isso:

Deus nos fez seus filhos, e isto através da morte do seu Filho na cruz, com seu sangue Ele nos deu a vida, Ele nos criou, nos dando uma herança eterna, um dom eterno e incomparável e isso deve nos fazer sentir os herdeiros mais privilegiados, já que a nossa herança não se corrompe, senão que é eterna.

Toda a nossa herança celestial começa com CRISTO e termina com e em CRISTO Tudo o que o Pai nos concedeu em sua imensa soberania vem do sacrifício do Filho de Deus na cruz, aquele precioso sangue derramado foi a caneta com a qual Deus escreveu nosso nome naquele testamento patenteando- nos como herdeiros.

Nós não somos mais escravos, não somos mais condenados, não somos mais pessoas que não podem ir diante do trono da graça, não! O caminho está totalmente aberto para nós, e é porque Deus através do seu Filho na cruz, através daquele sangue derramado, nos deu vida e nos fez sentar nos lugares celestiais.

Quão privilegiados devemos nos sentir neste momento, que sendo nós indignos da sua graça e perdão, fomos incluídos neste glorioso testamento com uma herança de vida eterna. Nós fomos escolhidos para nos dar uma herança!

Sl 16:5-6 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte. As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.

Sl 28:9 Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.

Sl 33:12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança.

Sl 119:111 Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.

O Saltério em seu decantar enfatiza com muita propriedade e clareza. Pelo menos 25 vezes versa sobre herança.

Destacamos aqui algumas, pois julgamos de suma importância para o nosso jornadear. Estamos indo em demanda ao Céu de Luz. No trajeto desta jornada convém observarmos que nossa herança está guardada para nós. Num lugar especial e maravilhoso; depósito do Senhor DEUS onde ninguém mina, rouba; nem mesmo a traça ou o ferrugem ataca.

Mt 6:21-22 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Temos a certeza absoluta que, nos esforçando e até mesmo padecer pela causa santa. Este depósito precioso é guardado pelo nosso GUARDIÃO Eterno.

II Tm 1:12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

I Pd 1:3-4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso SENHOR Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos.Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós,

As mesmas grandes doutrinas das epístolas de são Paulo são aqui aplicadas aos mesmos propósitos práticos. Esta epístola de I Pedro é notável pela doçura, a bondade e o amor humilde com que está escrita. Dá um resumo, breve embora claro, das consolações e das instruções necessárias para estimular e dirigir o cristão em sua viagem ao céu, elevando seus pensamentos e seus desejos a essa felicidade e fortalecendo-o em seu caminho contra a oposição procedente da corrupção interior e das tentações e aflições exteriores.

Hb 13:14-15 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

Os cristãos têm que atribuir sua salvação ao amor escolhedor do Pai, a redenção do Filho e a santificação do Espírito Santo; e, assim, dar glória ao Deus único em três Pessoas em cujo nome foram batizadas. A esperança no vocabulário mundano se refere somente a um bem incerto, porque todas as esperanças mínimas são instáveis, edificadas sobre areia, e as esperanças do céu que tem o mundano são conjecturas cegas e sem fundamento. Porém, a esperança dos filhos do Deus vivo é uma esperança viva; não só acerca de seu objeto, senão também em seu efeito. Vivifica e consola em todas as angústias, capacita para enfrentar e superar todas as dificuldades. A misericórdia é a fonte de tudo isso; sim, grande misericórdia e misericórdia múltipla. Esta bem cimentada esperança de salvação é um princípio ativo e vivo de obediência na alma do crente. O tema do gozo cristão é a memória da felicidade colocada por diante. É incorruptível, não pode acabar; é uma fortuna que não pode ser gasta. Também é incontaminada, o que significa sua pureza e perfeição. Imarcescível, porque não é mais ou menos prazerosa às vezes, senão sempre a mesma, não muda. Ao passo que aqui nesta vida terreal, tudo é humano e passageira. Tudo muda e acaba um dia.

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.