Pré-Adolescente

Lição 4 - Conhecendo minha personalidade II

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Pré-Adolescentes - Pré-adolescência, que fase é esta?

COMENTARISTA: THIAGO DA SILVA SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 – CONHECENDO MINHA PERSONALIDADE

Texto Bíblico Ef 4.22-24

Introdução

Todos nós herdamos um temperamento básico de nossos pais, o qual contém forças e fraquezas. Este temperamento é o impulso básico do nosso ser que procura satisfazer as suas necessidades.

Para entendermos melhor o controle dos temperamentos sobre nossas ações e reações, precisamos fazer distinção entre temperamento, caráter e personalidade. Vejamos:

Temperamento: é a combinação de características congênitas (nascidas com o individuo) e que subconscientemente afetam o procedimento. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários. Alguns psicólogos dizem que herdamos mais gens de nossos avós do que de nossos pais. A formação das características do temperamento é tão imprevisível no individuo quanto à cor dos olhos, dos cabelos ou a estrutura física.

É o aspecto fisiológico-endócrino do individuo. Fazem parte dele os impulsos ou instintos que são as forças motrizes da personalidade.

Esses instintos saíram perfeitos da mão do Criador, mas o pecado que veio pela queda os perverteu e os transtornou.

a.É um estado orgânico neuropsíquico, inato e capaz de desenvolver-se.

b.É influenciado pelo sistema nervoso

c.Pode ser controlado (através do fruto do Espírito – Rm 8.6,13) – cada temperamento tem deficiências que são plenamente corrigidas pelas virtudes do Fruto do Espírito.

Os temperamentos são:

a.Sangüíneo (falante, impulsivo, sentimental, etc.)

b.Colérico (independente, agressivo, determinado, etc.)

c.Melancólico (contemplativo, humor imaginário,habitualmente sente tristeza e apatia, etc.)

d.Fleumático (não emotivo, sereno, frieza de ânimo, etc.).

I- Personalidade X caráter

Caráter:

Em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.

O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.

É um componente da personalidade

É adquirido não herdado (professor veja que missão Deus colocou em suas mãos)

Herdamos tendências e não caráter

Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente

Pode ser mudado (mas não é uma tarefa fácil). Jesus pode mudar milagrosamente o caráter (2 Co 5.17)

Continua mudando à medida que nos rendemos à Deus (Rm 12.2; Fp1.6).

Lembre-nos que a salvação abrange espírito, alma e corpo:

“Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a Ele. E que Ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.” (1 Ts 5.23,24 – NTLH).

O controle e aprimoramento da Personalidade, não podem ser plenamente realizados apenas através de credos, princípios e práticas religiosas.

A fé em Cristo e a comunhão vital com Ele, é o segredo.

A verdadeira vida cristã consiste primeiramente num relacionamento vital com Cristo (Jo 15.5). Tal fé e tal religião não destroem a personalidade, antes a desenvolvem, pois todo esforço é feito para agradar e promover a vontade Daquele que passou a dominar e controlar nossa personalidade, agora participante da natureza divina (2 Pe 1.4; Rm 11.17; Hb 12.10).

Personalidade:

É o conjunto de atributos e qualidades físicas, intelectuais e morais que caracterizam cada pessoa. Os elementos formadores da personalidade são:

a.Hereditariedade: é a natureza humana transmitida pelos pais. Esses fatores hereditários nascem com o individuo, afetam e agem influenciando o psiquismo da pessoa determinando o seu biótipo. Esses fatores passam de geração à geração e afetam o aprendizado de várias maneiras.

b.Meio-Ambiente: é o meio em que o individuo vive e foi criado. E este se constitui em um poderoso fato influente na personalidade da pessoa. O meio ambiente abrange:

•O lar (família)

•A comunidade

•A escola

•A igreja

•A literatura (boa ou má, ou seja, construtiva ou destrutiva)

•O estado social ( físico, saúde, economia, alimentação, higiene)

•A sociedade (ambientes frequentados, regime de vida, os “grupinhos”)

O meio ambiente influi na personalidade, mas o homem não deve ser escravo do meio em que vive. Ele pode reagir, vencer e transformar-se passando daí a influir melhor onde vive.

Essa é sua tarefa professor, você pode e deve ensinar isso aos seus alunos.

Mas em resumo podemos dizer que, temperamento é a combinação de características com as quais nascemos; o caráter é o nosso verdadeiro “eu”, e a personalidade é o que mostramos ao próximo, que pode ou não ser igual ao caráter, dependendo de quão autentica seja a pessoa.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.