ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: UMA VIAGEM PELO ANTIGO TESTAMENTO
COMENTARISTA: Thiago Panzariello
COMENTÁRIO: PROFª. SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – CONHECENDO OS PATRIARCAS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Conhecendo os Patriarcas. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Patriarcas”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e os nomes dos personagens da lição; mas, vocês podem escrever outras informações;
Material para a dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e os nomes dos personagens da lição;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Patriarcas
Objetivo: Realizar pesquisa orientada sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a Metodologia ativa de Aprendizagem.
Material:
Celular ou notebook dos alunos
Procedimento:
Durante a semana:
Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se aos seguintes pontos:
Quem era Abraão, Isaque e Jacó?
Eram parentes?
O que eles têm a ver com a formação do povo hebreu?
Por que são chamados de Patriarcas?
No dia da aula:
- Organizem os alunos em um semicírculo.
- Escrevam no quadro a primeira pergunta.
- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram.
Escutam atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.
- Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e realizem o mesmo procedimento da pergunta anterior e ainda com as outras perguntas.
- Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras informações deixando claro qual a importância destes patriarcas.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/12/juveniscurriculo-atual-uma-viagem-pelo.html Acesso em 11 jan. 2022