ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 2 – A ORIGEM DOS HEBREUS
Nesta lição, caro professor, vamos viajar no espaço e no tempo. Conhecer as terras da Mesopotâmia onde tudo começou, seus rios, relevo e até parte da vegetação que cerca o local. Tudo isto vai determinar as ações dos personagens bíblicos que iremos mencionar neste comentário.
Schlaepfer, Orofino, Mazzarolo (2019, p.14,15) descrevem a caminhada dos primeiros povos, na primeira fase de formação da Bíblia, como um formato de Meia- lua na região da Mesopotâmia ou Crescente Fértil. Esta região compreende o Egito (o que envolve o Rio Nilo), a Palestina (um corredor entre o oriente e o ocidente), e a região oriental (que abrange a Assíria, Babilônia e Pérsia).
O povo israelita constrói a sua história a partir da relação com os povos que habitam esta região da meia lua que abrange este mundo antigo. Segundo os relatos bíblicos, o povo hebreu teve diversas dificuldades para realizar o traslado, haja vista que percorria regiões com diversas situações que exigiam resistência física e psicológica. Os recursos da viagem eram limitados e a segurança das caravanas também estavam no limite. No entanto, contavam com a poderosa proteção divina durante o dia e a noite. Foi assim durante gerações.
Os impérios sucediam-se nas conquistas e nos domínios, estabeleciam seus reinos. Isto é visível nas Escrituras, mas o povo hebreu prosseguia em busca de sua Terra Prometida.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA