Juvenis

Lição 3 - Joel, o anúncio do "Pentecostes" III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 3 – JOEL, O ANÚNCIO DO "PENTECOSTES"

...

INTRODUÇÃO

Joel profetizou os oráculos de Deus para o povo de Judá (reino do sul) por aproximadamente 38 anos com referência a acontecimentos do passado e presente de Judá, bem como do futuro, relacionados ao reino de Judá e da universalidade dos homens, num contexto histórico e escatológico. Nesta lição estudaremos sobre os pecados de Judá e as sentenças de Deus sobre este povo, o derramamento do Espírito Santo (Pentecostes), o julgamento das nações, o Armagedon e o reino milenial de Cristo.

I – CONTEXTO HISTÓRICO

1. SÍNTESE BIOGRÁFICA DE JOEL

Joel, profeta, cujo nome significa “Jeová é Deus” era filho de Petuel e por ordenança do Senhor profetizou para o povo de Judá (reino do sul) temas históricos e escatológicos com aplicação para a universalidade da humanidade de todas as épocas. Pouco se sabe sobre a genealogia e a história biográfica deste profeta, pois, não há menção clara cronológica em seu livro sobre a sua vida, sendo este mencionado na Bíblia Sagrada apenas duas vezes, respectivamente, no livro de Joel e no livro de Atos dos Apóstolos.(Jl1:1; At 2:16-17)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/01/notas_1t_2020_juvenis_lic3a7c3a3o_3_joel_o-anc3bancio-do-pentecostes.pdf Acesso em 13 jan. 2020

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.