Jovens

Lição 6 - Quem segue a Cristo compreende o reino de Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: IMITADORES DE CRISTO: Ensinos extraídos das palavras de Jesus e dos apóstolos

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 6 - QUEM SEGUE A CRISTO COMPREENDE O REINO DE DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O QUE É REINO DE DEUS

O Reino de Deus é o cômputo de todas as bênçãos, promessas e alianças que o Todo-Poderoso, de conformidade com seus conselhos, destinou aos que recebem a Cristo Jesus. O Reino de Deus não é apenas um lugar; é um estado de imensuráveis bem-aventuranças. O Reino de Deus não pode ser limitado nem pelo espaço nem pelo tempo. É o plano de Deus em ação, operando em favor dos que hão de herdar a vida eterna.

Compreender realmente o que é o Reino de Deus fará o cristão avançar sabiamente em sua caminhada aqui na terra. Estamos falando de uma realidade presente e poderosa, que está disponível e acessível a todo aquele que crê em Jesus Cristo. Não estamos falando de um domínio governamental no presente, mas sim de um domínio divino no coração do redimido.
O Reino de Deus (ou dos céus), no presente, significa Deus intervindo e predominando no mundo, para manifestar o seu poder, sua glória e suas prerrogativas contra o domínio de Satanás e a condição atual deste mundo. Trata-se de algo além da salvação ou da igreja; é Deus revelando-se com poder na execução de todas as suas obras.

O Reino de Deus é antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. Deus inicia seu domínio espiritual na terra, nos corações do seu povo e no meio deste (Jo 14.23; 20.22). Ele entra no mundo com poder (Is 64.1; Mc 9.1; 1 Co 4.20). Não se trata de poder no sentido material ou político, e sim, espiritual […] O Reino de Deus tem um aspecto tanto no presente como futuro. É uma realidade presente no mundo hoje (Mc 1.15; Lc 18.16,17; Cl 1.13; Hb 12.28), mas o governo e o poder de Deus não predominam plenamente em todos e em tudo. […] O estabelecimento total do reino virá, quando Cristo finalmente triunfar sobre todo mal e oposição e entregar o reino a Deus Pai (1 Co 15.24-28; Ap 20.7-21.8)2.

Apesar de ser uma utopia para aqueles que são ignorantes e perdidos na prática do pecado, e aquele que vive refém de provas materiais e carnais para sua confirmação, precisamos ter em mente que o Reino de Deus veio, primeiro, para realizar uma transformação no coração e nas mentes, libertando o homem da opressão do pecado e de sua terrível destinação à morte eterna.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2022 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.