Jovens

Lição 2 - Adão e Eva: querendo ser como Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 2 - ADÃO E EVA: QUERENDO SER COMO DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UMA ORIENTAÇÃO DADA PELO PRÓPRIO CRIADOR

Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus, mediante a fé na sua palavra e obediência à mesma, como a verdade absoluta. A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regedor da comunhão que Adão tinha com Deus no Éden. Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2.17). Este risco de morte tinha de ser aceito pela fé, tendo por base aquilo que Deus dissera, posto que Adão ainda não tinha presenciado a morte humana.

Adão e Eva, que foram criados sem pecado, tinham a responsabilidade de serem os regentes e administradores do jardim do Éden, e assim viver em comunhão com o Pai por toda a eternidade, graças a vida eterna concedida pelo consumo do fruto da árvore da vida. Eles receberam de Deus apenas uma orientação específica: “[…] mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comereis; porque, no dia em que dela comeres certamente morrerás” (Gn 2.17).

O mandamento de Deus a Adão foi um teste moral. Esse mandamento significou para Adão uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer e desobedecer à vontade do seu Criador. Enquanto Adão cresse na palavra de Deus e a obedecesse, viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte.

O que Deus estava requerendo do casal era a fidelidade as suas palavras mesmo que as consequências ainda não fossem conhecidas de maneira visível, pois ainda não haviam presenciado a morte de nenhum ser humano e de nenhum animal. A morte para eles era apenas um conceito recebido pelas palavras do Criador, portanto, o ato de não consumir o fruto daquela árvore envolvia fé.

A partir daí surge o questionamento: por que Deus plantaria uma árvore no jardim e então proibiria Adão de comer o seu fruto? Deus queria a obediência de Adão, mas deu-lhe a liberdade de escolher. Sem escolha, o homem teria sido como um prisioneiro, e sua obediência não teria sido sincera. As duas árvores proporcionavam um exercício de escolha, com recompensas pela escolha da obediência e tristes consequências pela desobediência. Quando você estiver diante de uma escolha, prefira sempre obedecer a Deus.

SERÁS COMO DEUS

O pecado no qual Satanás tentou a Adão e Eva a caírem foi o mesmo que o fez ser expulso do seu principado original: o desejo de ser como Deus. Ele distorceu as palavras do Criador e fez com que isso gerasse uma confusão e dúvida na mente do primeiro casal. O princípio do perigo que a tentação gera em nosso ser é o questionar e duvidar das orientações divinas contidas na Sua Palavra.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.