Jovens

    Lição 1 - O perigo das tentações I

    ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

    Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

    COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

    COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

    LIÇÃO 1 - O PERIGO DAS TENTAÇÕES

    Professoras e professores, observem estas orientações:

    1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

    - Cumprimentem os alunos.

    - Perguntem como passaram a semana.

    - Escutem atentamente o que eles falam.

    - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

    - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

    2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

    Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

    Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

    Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

    - Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O perigo das tentações. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

    Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

    - Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

    Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

    Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

    - Para concluir, apliquem a dinâmica “Vencendo as Tentações”.

    Tenham uma excelente e produtiva aula!

    Dinâmica: Vencendo as tentações

    Objetivo:

    Enfatiza a importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as tentações.

    Material:

    01 prato

    01 copo transparente

    01 vela

    Água

    01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro

    Procedimento:

    - Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.

    - Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.

    - Falem ainda que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.

    - Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.

    - Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.

    Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?

    - Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.

    Ideia original desconhecida.

    Por Sulamita Macedo.

    Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 28 mar. 2022

    Nosso Contato

    • Portal Escola Dominical
    • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Quem está online?

    Temos 523 visitantes e Nenhum membro online

    © 2026 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper