Jovens

Lição 2- O chamado de um líder II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Jovens: : TEMPO DE CONQUISTAS: fé e obediência no livro de Josué

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: CPAD

LIÇÃO Nº 2 - A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS

Prezado professor, com a graça de Deus, estamos dando início ao preparo de mais uma lição. A segunda lição tem como objetivo principal analisar a chamada e escolha de Josué para liderar o povo de Deus até à Terra Prometida.

Sugerimos que você inicie a lição dizendo que Josué foi escolhido, por Deus, para suceder Moisés. Em seguida faça a seguinte indagação: “Que qualificações Josué tinha para se tornar o líder de uma nação?” Ouça os alunos com atenção e em seguida leia as qualificações apresentadas abaixo:

1. Deus o indicou (Nm 27.18-23).

2. Ele era uns dois únicos que testemunharam as pragas do Egito e o êxodo daquela nação.

3. Ele foi assistente pessoal de Moisés durante 40 anos.

4. Dos doze espias, somente ele e Calebe exibiram total confiança de que Deus os ajudaria a conquistar a terra.

Explique aos alunos que como Josué auxiliara Moisés durante anos, estava preparado para assumir a liderança da nação. As mudanças na liderança são comuns, em muitas organizações. Nessas ocasiões, uma transição suave é essencial para o sucesso no estabelecimento da nova administração. Isto não acontece, a menos que novos líderes sejam treinados. Se atualmente você está numa posição de liderança, comece a preparar alguém para ocupar seu lugar. Assim, quando você tiver que deixar o cargo ou for promovido, o trabalho poderá continuar de forma eficiente. Se você deseja ser um líder, aprenda com os outros, para que seja preparado quando surgir a oportunidade.

A nova função de Josué consistia de guiar mais de dois milhões de pessoas a uma nova terra e conquistá-la. Que desafio – até mesmo para um homem com o potencial de Josué. Cada novo trabalho é um desafio. Sem Deus, pode ser assustador; com Deus pode ser uma grande aventura. Da mesma maneira como Deus esteve com Josué, Ele está conosco, quando enfrentamos novos desafios. Podemos não conquistar nações, mas a cada dia enfrentamos situações difíceis, pessoas difíceis e tentações. Mas Deus prometeu que nunca nos abandonará, nem deixará de nos ajudar. Pedindo que Deus nos oriente, podemos vencer os muitos desafios da vida.

Mostre aos alunos que para Josué ser bem-sucedido, Deus disse que ele deveria:

1- Ser forte e corajoso, porque a tarefa à frente não seria fácil;

2- Obedecer às leis de Deus;

3- Ler e estudar constantemente o Livro da Instrução – a Palavra de Deus.

Que Deus o abençoe.

Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/jovens/2004-li%C3%A7%C3%A3o-2-o-chamado-de-um-l%C3%ADder.html Acesso em 09 abr. 2020

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.