ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 12 - A REALIDADE BÍBLICA DO EVANGELHO NA CULTURA
INTRODUÇÃO
Quando se fala sobre o evangelho e o seu alcance, é preciso que se observe as transformações que ele gera nas culturas aonde chega. Na história da humanidade, percebe-se que muitos países passaram por grandes transformações sociais positivas quando o evangelho chegou em suas terras. Famílias foram valorizadas, as mulheres, respeitadas, crianças foram educadas e homens tiveram um rumo em suas vidas.
Tais fatores nos mostram que a Palavra de Deus e a escolha de pautar a vida com base nela faz a verdadeira diferença. O evangelho se mostra não somente em palavras, mas em poder para transformar mentes e comportamentos. Passemos a ver a importância que o evangelho tem para a cultura de nossos dias, independentemente do país em que ele se encontre.
I- A IMPORTÂNCIA DA CULTURA.
1. O QUE É CULTURA.
O termo cultura é utilizado de forma ampla para englobar assuntos como a “sabedoria” popular, a arte, o conhecimento científico, a língua e as tradições de um povo. Todo grupo social tem sua cultura, ainda que possa ser muito distinta da de outros povos. A comida, a forma de se vestir, a forma de trabalhar, a maneira como o povo interage com o ambiente e como administram seus recursos, como e o que compram são componentes da cultura.
Norman Champlin define cultura como:
- Um empreendimento coletivo, segundo o qual os homens conseguem estabelecer um estilo de vida distinto, com base em valores comuns.
- Aquele todo complexo que inclui conhecimento, crenças, artes, princípios morais, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos homens, como membros da sociedade.
- Todas as expressões criativas dos homens em todos os campos do empreendimento humano.
Ela pode ser repassada dos mais velhos para os mais novos no lar, no trabalho, na escola, por meio da literatura, da música e outras manifestações sociais. As formas de aquisição da cultura são variadas, e se ela não for preservada, será esquecida.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino