ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 10 - A REALIDADE BÍBLICA DO SENHOR JESUS CRISTO
INTRODUÇÃO
O mundo em que vivemos tem passado por inúmeras transformações no comportamento e no pensamento das pessoas. Dentro dessa perspectiva, a percepção que se tem hoje acerca de Jesus vem sendo distorcida pelo pensamento humano, a ponto de considerarem o Filho de Deus um grande mestre moral, um judeu ilustre, um defensor das causas sociais ou um louco. Mas o que a Bíblia fala sobre Jesus e como isso afeta a nossa vida?
Ter a percepção correta e bíblica acerca de Jesus implica também ter consciência de que a sua vinda a este mundo foi planejada por Deus para que pudéssemos ser salvos dos nossos pecados e ser reconciliados com Ele, tendo também a promessa de um destino eterno nos céus.
I- QUEM FOI JESUS.
1. ELE ESTAVA COM DEUS.
Para que iniciemos este estudo, devemos compreender Jesus antes de sua manifestação terrena. Antes da criação, antes que houvesse a grandeza de medição que chamamos de tempo, em que contamos dias, meses e anos, Jesus já existia. Ao se referir a Jesus, João o nomeia como “o Verbo”, e diz que “No princípio, era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus” (Jo 1.1). Jesus não somente era Deus, mas também estava com Deus antes da criação e fez todas as coisas (Jo 1.3). A existência de Jesus antes mesmo de todas as coisas serem criadas é destacada por João.
2. VINDA ANUNCIADA POR PROFECIAS.
Para que ninguém tivesse dúvidas acerca da Vinda de Jesus, profetas hebreus receberam revelações de Deus sobre a Vinda do Messias, o Cordeiro de Deus, “que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Essa expressão tem base na prática do Antigo Testamento de uma pessoa que havia cometido pecado trazer um animal puro para substitui-lo em um sacrifício em que, por meio do sangue derramado, o pecado seria encoberto.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino