Jovens e Adultos Betel

Lição 9 - Jovens e Adultos - Família, primeiro ministério e maior patrimônio

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Jovens e Adultos - Betel - Família, um projeto de Deus: moldando lares estruturados, saudáveis e estabelecendo um legado de valores segundo a Bíblia Sagrada

COMENTARISTA: VALDIR ALVES DE OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PR. ÉDER SANTOS

 

LIÇÃO Nº 9 - FAMÍLIA : PRIMEIRO MINISTÉRIO, MAIOR PATRIMÔNIO

INTRODUÇÃO

Veremos nesta lição que dar mais importância ao ministério, ao sucesso pessoal, do que família, é estar fadado ao fracasso, porque ela que nos dá a sustentação, o apoio para crescermos na igreja.

1. FAMÍLIA, MEU PRIMEIRO MINISTÉRIO

Quem não vive bem em casa provavelmente não será feliz no seu ministério. Não adianta ensinar aos outros o que a família ainda não viu em você. A família tem muita influência no ministério do obreiro.

1.1. Precisamos governar primeiro a nossa família

.

Quem não administra adequadamente sua família não terá respaldo suficiente para prestar algum serviço no Reino de Deus. A Bíblia diz que quem não dirige bem a sua própria casa não terá como dirigir a igreja de Deus [ 1Tm 3.5]. Em outra versão diz que se um homem não consegue fazer com que sua própria família, que é pequena, se comporte bem, como pode ajudar a igreja toda? Já a Bíblia do Culto diz: “Quem não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?’; e faz alusão para que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia [ 1Tm 3.4]. Governar bem a própria casa é um pré-requisito para o trabalho na igreja do Senhor Jesus. O nosso lar é um estágio probatório para executar tarefas no Reino. Primeiro, vem Deus, segundo, a nossa família, e em terceiro a nossa igreja.

Comentário Adicional:

“Quando Jesus estava entrando no barco, aquele que antes estava possuído pelos demônios pediu com insistência que Jesus o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não o permitiu; ao contrário, ordenou-lhe: — Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você.” Marcos 5.18-19. O primeiro ministério é a família, nessa passagem do livro de Marcos, Jesus ordena que o homem que acabara de ser liberto voltasse para casa e contasse aos seus tudo que havia ocorrido, um claro exemplo de prioridade. Antes de se preocupar com a salvação do resto do mundo, o foco deveria ser sua própria família. “E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” 1 Timóteo 3.4-5. A prioridade deve ser a família. Jesus deixa claro que a primazia deve ser a casa, mas não exclui o servir a Deus, apenas esclarece a ordem das coisas. Um exemplo de homem de fé mas que negligenciou sua família é o Rei Ezequias. Após ser curado o profeta declara que viveria por mais quinze anos. Ezequias recebeu mensageiros do Rei da Babilônia e lhes mostrou tudo o que tinha no palácio, após isso o Profeta Isaías declara que: “Então Isaías disse a Ezequias: — Ouça a palavra do Senhor: “Eis que virão dias em que tudo o que houver no seu palácio, isto é, tudo o que os seus pais ajuntaram até o dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, diz o Senhor. Alguns dos seus próprios filhos, gerados por você, serão levados, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.” Então Ezequias disse a Isaías: — Boa é a palavra do Senhor que você falou. Pois ele pensava assim: “Enquanto eu viver haverá paz e segurança.” A partir das Escrituras é possível perceber que o rei se importava apenas com ele, já que ele não estaria vivo, não se interessava com o que viesse a acontecer. Além de perder tudo que seus pais construíram seus próprios filhos se tornaram eunucos da Babilônia, ou seja, escravos e não tinham uma linhagem. O ministério não deve ser edificado às custas da família, cuidar dos seus faz parte de servir a Deus e propagar o evangelho.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2024/02/licao-09-familia-primeiro-ministerio-e.html Acesso em 29 fev. 2024.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.