Jardim, Maternal e Berçario

Lição 3 - Maternal - Arão e Hur ajudam Moisés

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos ajudar?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 3 – ARÃO E HUR AJUDAM MOISÉS

Objetivo da lição: Conscientizar as crianças de que todos carecemos da ajuda uns dos outros, e mostrar-lhes que orar por alguém é uma forma de ajuda.

Para guardar no coração: “Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo [...]” (Gl 6.2).

Seja bem-vindo

“Um clima emocional positivo deve ser criado logo na recepção das crianças, para que se sintam bem durante toda a aula. Receba-as com alegria e calma. Um professor nervoso, que chegou atrasado e ainda está ocupado na arrumação da sala não é uma boa coisa. Elas devem encontrar um ambiente de ordem e sossego, e ao mesmo tempo bonito e alegre.

Seja atencioso ao cumprimentar os alunos que vão chegando, e note pequenos detalhes em sua aparência, como uma bolsinha na mão da menina, um corte de cabelo do menino, uma peça nova no vestuário, etc. Encontre algo a elogiar em cada um deles. Algumas crianças chegam com novidades todos os domingos; outras, com menos recursos, quase nunca têm algo novo a mostrar. Mas certamente têm um cabelo, um nariz, um sorriso, ou um comportamento bonito, que você deve sempre admirar” (Marta Doreto).

Subsídio professor

“Porque os alunos do maternal não conseguem pintar direito os bonitos desenhos que lhes oferecemos?

Simples: os seus músculos maiores (pernas, braços, etc) ainda estão em desenvolvimento, e conseqüentemente os músculos mais finos ainda não se desenvolveram o suficiente, nem os seus reflexos mais delicados foram estabelecidos. Por isso, não têm controle do lápis ou giz de cera, e só fazem rabiscar por cima do desenho, em vez de colori-lo dentro das linhas.

Isto não significa que não devamos dar-lhes figuras para colorir. Elas são um importante meio de fixação da história e da mensagem. Mas devem ser simples, sem muitos detalhes, uma vez que as crianças do maternal – principalmente as mais novas – focalizam apenas uma imagem por vez” (Marta Doreto).

Atividade do aluno

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Êxodo 17.8-16.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal.html Acesso em 13 jul. 2018</p>

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.