Jardim, Maternal e Berçario

Lição 1 - Jardim de Infância - O amigo construtor de barcos

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Jardim da Infância: Amigo de Deus no Antigo Testamento

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – O AMIGO CONSTRUTOR DE BARCOS

Texto Bíblico: Gn. 6.1-7.9

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam compreender a prova de nossa amizade com Deus está em obedecermos seus conselhos (mandamentos).

Para memorizar:

“Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao Senhor, ao nosso Deus". (Jr 4.6 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Há milhares de anos, numa terra bem distante, vivia um homem chamado Noé. Noé e sua família eram felizes, porque amavam a Deus. Mas nem tudo na cidade onde Noé morava era bom.

As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más. Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio. Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Para isso, Ele ordenou:

_ "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos, suas filhas, seus netos e os seus parentes. Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra".

E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco.

_ "Chover? Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns.

Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer. E um dia, quando a arca ficou pronta, Noé entrou nela com sua família e os animais. Um anjo travou a porta do barco do lado de fora, e então começou a chover...

Foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca. Era tarde demais.

O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.

Quando a chuva parou e as águas baixaram, eles saíram do barco, e Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.

Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Deus sempre cuida das pessoas que o obedecem. Desobediência sempre nos traz problemas.

Devemos obedecer a Deus, aos pais e aos responsáveis por nós na escola, no passeio, na igreja, etc.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://3.bp.blogspot.com/-QBhhRjrXSuU/UD42pQE5qdI/AAAAAAAAKfs/90aCVOufFH8/s1600/no%C3%A9+colorir.gif

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.