Jardim, Maternal e Berçario

Lição 13 - Maternal - Crianças louvam a Deus

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Maternal - Vamos louvar?

COMENTARISTA: LUCIANA GABY

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 13 – CRIANÇAS LOUVAM A DEUS

Objetivo da Lição: Incentivar a criança a oferecer a Deus o perfeito louvor.

Para Guardar no Coração: “[...] Deus ensinou as criancinhas [...] a oferecerem o louvor perfeito.” (Mt 21.16)

Perfil da criança do maternal

“O caráter e a personalidade do ser humano são estruturados na fase que vai de zero a seis anos de idade. A criança do maternal está na metade desta fase. Quão grande é a responsabilidade do professor! Enganam-se os que pensam que as crianças desta idade não entendem muita coisa. Elas podem captar as grandes verdades divinas, e há nelas uma busca verdadeira de Deus. Aliás, conforme estamos tratando nesta lição, são elas que oferecem a Deus o louvor perfeito. A sua compreensão não deve ser subestimada, mas explorada do modo certo.”

Subsídio Professor

“Depois de passarmos treze domingos apresentando aos pequeninos motivos para se louvar a Deus, podemos estar achando que somos os grandes responsáveis pelo louvor que eles oferecem a Jesus, não é? Servos inúteis é o que somos, pois não fizemos mais que a nossa obrigação; somente cumprimos com o que nos foi mandado, e pusemos à disposição do Senhor os talentos que Ele nos confiou, mas que continuam sendo dEle.

Quem ensinou os pequeninos a oferecer ao Pai Celeste o perfeito louvor – quem extrai de seus coraçõezinhos o louvor perfeito – é Ele próprio. Somos tão somente seus instrumentos e, como tal, devemos ser constantemente afinados por seus dedos hábeis e exigentes. E se o desafinamento é grande ou reincidente, as técnicas de afinação empregadas por Ele podem ser drásticas, dolorosas. Contudo, serão sempre atos de amor. Submetamo-nos, pois, e não nos esquivemos; deixemos que o divino Compositor nos aperfeiçoe para o seu uso.”

Oficina de Ideias

1-“Com fita crepe, cole nas paredes folhas de papel-pardo, unidas umas às outras, numa altura que possa ser facilmente alcançada pelas crianças. Distribua tinta guache e pincéis largos, e incentive as crianças a fazer um desenho bem bonito para louvar ao Rei Jesus. Poderão desenhar o que quiser. Recomendamos o uso de aventais para proteger as roupas.”

2-“Faça da hora de brincar um momento de louvor diferente. Cada criança terá a oportunidade de louvar a Deus do modo que desejar: uma frase de agradecimento, uma canção, um versinho, um versículo, uma mímica, etc. Estimule as mais tímidas a participar, sem constrangê-las. Comece com as mais desinibidas, e as outras as seguirão. Provavelmente algumas precisarão do seu auxílio para, por exemplo, recitar um versinho.”

Até Logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Mateus 21.1-16.

*Este subsídio foi adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/1040-licao-54.html Acesso em 21 dez. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.