Jardim, Maternal e Berçario

Lição 6 - Maternal - Débora louva a Deus

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Maternal - Vamos louvar?

COMENTARISTA: LUCIANA GABY

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 6 – DÉBORA LOUVA A DEUS

Objetivo da lição: Ensinar à criança que o louvor é uma forma de agradecer a Deus por tudo o que Ele faz por nós.

Para guardar no coração: “[...] Em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória [...]” (Salmos 20.5).

Perfil da Criança

É impossível a uma criança do maternal ficar sentada quieta, ouvindo a professora, já que o seu período de atenção não ultrapassa três minutos. Também não se pode exigir a sua participação na aula por meio de perguntas e respostas, uma vez que fala pouco. A única forma dela participar diretamente, e manter-se atenta, é dando-lhe a oportunidade de repetir os gestos, movimentos e falas dos personagens, bem como imitar animais que apareçam na história, etc. Dependendo da história, ela pode “conversar” com os personagens. Ex: “Moisés, tire a sandália do pé. O Papai do Céu está mandando”. “Não é um fantasma, não, Pedro, é Jesus que está chegando para ajudar”.

Sempre que, na história, um personagem comer ou beber alguma coisa, convide as crianças a comer também, e distribua biscoitos, copinhos de água, suco... Isto não atrapalhará o andamento da lição; ao contrário, manterá as crianças atentas. A cada interrupção curta, você terá mais alguns minutos de atenção.

Explore os sentidos na aprendizagem, levando objetos relacionados à história, que a criança possa ver, tocar, cheirar etc.

Subsídio Professor

“O cântico de Débora, há muito reconhecido como um dos mais vigorosos poemas da Antiguidade, celebra a vitória dos hebreus. O cântico conclama a todos para exaltarem a Deus (Jz 5.1-5), expressa a existente alegria do povo (Jz 5.6-11), contrasta aquelas tribos que responderam à chamada para a batalha com aquelas que não o fizeram, e exalta a Deus como o Único cujo intervenção promoveu a vitória. O poema é encerrado com uma vívida descrição da morte de Sísera e a ansiedade crescente de sua mãe, desapontada com a expectativa frustrada de seu retorno em triunfo” RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Oficina de Ideias 1

Ofereça às crianças um palito de churrasco e uma folha de papel ofício. Oriente para que colem a folha de papel no palito, formando uma bandeira. Distribua cola colorida para que enfeitem a bandeira. Diga que Débora e Baraque foram vencedores. Eles louvam ao Papai do Céu. Depois, use a bandeira para louvar ao Senhor que nos dá a vitória.

Até Logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Juízes 5.1-31.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/603-li%C3%A7%C3%A3o-6-d%C3%A9bora-louva-a-deus.html Acesso em 30 out. 2019

Copyright © 2003 - 2019 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.