ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 11 – CULTIVANDO A CONVICÇÃO CRISTÃ
Em tempos trabalhosos, é fundamental que o crente não perca a perspectiva da fé que uma vez lhe foi dada a partir do momento que entendeu a verdade bíblica. Na lição desta semana, o objetivo é enfatizar o papel do cristão como embaixador de Cristo em um mundo onde prevalecem a maldade, a injustiça e a mentira. Diante de tais circunstâncias, o crente precisa carregar em sua mente a convicção de que a fé cristã não está fundamentada em um discurso racional ou religioso, mas no poder do Espírito para salvação do homem (Rm 1.16).
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
CONVICÇÃO ESPIRITUAL
A convicção espiritual da igreja primitiva foi a responsável pelo grande avanço do evangelho no princípio da Igreja. O mover do Espírito Santo agindo no coração dos cristãos do primeiro século, os impulsionavam a anunciar, com ousadia, o Evangelho de Cristo mesmo diante de tantas ameaças de morte que respiravam por parte de Roma e dos religiosos judeus que procuravam matá-los.
Somente essa coragem sobrenatural poderia ajudar os homens a enfrentar a perseguição com ousadia2. Se não fosse o poder do alto que receberam do Senhor, a mensagem que pregavam não passariam apenas de letras mortas, que não seriam capazes de produzir nenhuma mudança exponencial na vida dos destinatários da pregação.
Atrelado ao poder do Espírito recebido, todos externavam uma grande confiança e fidelidade ao Senhor. Todos os que anunciavam a Palavra, assim faziam por confiarem plenamente em Deus, entendendo que se não recebessem o livramento ainda em vida, seriam recebidos no céu pelo próprio Cristo, para gozar da glória eterna destinada aos salvos.
Portanto, nossa convicção espiritual está contida no poder que recebemos do Senhor, pela manifestação do Espírito Santo em nossas vidas e pela confiança que temos em Deus e na Sua poderosa Palavra, onde faz com que lutemos no árduo combate espiritual, pregando com fidelidade o que está contido nas Escrituras.
Destaque
É fundamental destacar nesta lição a consistência da mensagem do Evangelho, razão pela qual milhões de pessoas já foram alcançadas para salvação. O que explica esse fenômeno? Em primeiro lugar, a sabedoria divina presente na mensagem veio ao encontro da necessidade de renovação do entendimento humano, haja vista que estava contaminado pelas falsas mitologias, bem como por vãs filosofias que dominavam a Idade Média e dominam o mundo contemporâneo. Em segundo lugar, a mensagem pregada veio acompanhada de manifestações de poder, curas e outros milagres que ratificaram a veracidade da pregação (Mc 16.17,18). Por fim, devemos considerar a credibilidade da mensagem cristã por meio do testemunho do próprio Cristo acerca das Escrituras (Jo 5.39).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA