ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 3 – O PERIGO DO ENSINO PROGRESSISTA
A atuação maligna atinge até o estudo da Palavra de Deus, através do chamado liberalismo teológico.
INTRODUÇÃO
- Desde os primórdios da história da humanidade, a Bíblia nos revela que uma das armas de Satanás na sua luta contra a felicidade do homem é a distorção das Escrituras, da Palavra de Deus. Assim fez no Éden e assim também procedeu na tentação de Jesus.
- Neste período final da dispensação da graça, o adversário tem atuado através da chamada “teologia liberal”, que é uma tentativa racional de negativa da veracidade da Palavra de Deus. Devemos estar atentos, para não sermos enganados por mais esta astuta cilada do inimigo de nossas almas.
I – O QUE É A TEOLOGIA
- Ao criar o homem, Deus fê-lo com a capacidade do raciocínio, com a capacidade do pensamento. O homem foi feito um ser com condições de ter consciência de si mesmo e do que o cercava, inclusive da realidade da existência, da soberania e da companhia de Deus. Por isso, Deus afirmou que o homem poderia dominar a criação terrena (Gn.1:26,28), como também guardar e lavrar o jardim que havia sido formado no Éden para ser sua habitação (Gn.1:15).
- No entanto, a mais exuberante demonstração de que o homem era capaz de raciocinar, de pensar é encontrada no gesto divino em que o Senhor delegou ao homem o poder de dar nome aos animais do campo e às aves do céu, tarefa da qual o homem se desimcumbiu muito bem (Gn.1:19). Com este gesto, Deus mostrou ao homem que ele tinha a capacidade de criação intelectual.
- Vemos, assim, que o homem tinha uma diferença em relação aos demais seres da Terra, esta capacidade de raciocínio, a razão, que tinha por objetivo fazer com que o homem dominasse a criação terrena, bem assim se relacionasse conscientemente com o seu Criador.
- Com base nestas evidências bíblicas, podemos afirmar, portanto, que o homem é um ser capaz de conhecer e de construir um conhecimento a partir de suas habilidades, habilidades estas dadas por Deus quando do ato da criação do ser humano. Não se pode, pois, entender senão como plenamente natural e querido por Deus o desenvolvimento intelectual do homem.
- Mesmo após o pecado, estas habilidades do homem não lhe foram tiradas, ainda que a natureza pecaminosa do homem, que o domina (Gn.4:7; Rm.7:16-19), faça com que todas as realizações do engenho humano tenham uma utilização que produza o que não é bom para o homem. Vemos, pois, a notícia do desenvolvimento tecnológico em plena civilização caimita (Gn.4:20,21) ou, então, da civilização da comunidade única pós-diluviana (Gn.11:3).
- Nesta capacidade de criação e de raciocínio, o homem, ao longo dos séculos, produziu algumas espécies de conhecimento, a saber:
a) conhecimento artístico – A arte é uma demonstração da capacidade criativa do homem em que se expressa a sensibilidade. O homem, através das obras de arte, extravasa os seus sentimentos e o produto da obra é feito para que as pessoas gostem ou não dele. As próprias Escrituras dão-nos conta de pessoas aquinhoadas pelo Senhor com esta habilidade artística, como é o caso de Bezalel e Aisamaque (Ex.31:1-6).
b) conhecimento científico – A ciência é uma demonstração da capacidade criativa do homem em que se expressa o raciocínio, a razão. O homem, através da atividade científica, consegue dar explicações sobre os fenômenos que o cercam e lhe permitem dominar a natureza. As Escrituras descrevem a história humana como sendo a história do contínuo progresso científico (Dn.12:4 “in fine”).
c) conhecimento filosófico – A filosofia é uma demonstração da capacidade criativa do homem em que se expressa, também, o raciocínio, a razão. O homem, através da atividade filosófica, consegue dar explicações globais a respeito do mundo e do universo, a partir da razão. A atividade filosófica é um meio válido para se descobrir a verdade, como se lê em Cl.2:8.
d) conhecimento teológico – A teologia é uma demonstração da capacidade criativa do homem em que se expressa, também, o raciocínio, a razão. O homem, através do conhecimento teológico, consegue dar explicações a respeito do mundo e do universo, a partir da revelação divina, a partir das Escrituras Sagradas. Embora a justificação seja pela fé (Rm.5:1), nosso culto deve ser racional (Rm.12:1). A razão deve sempre ser um acessório que amplifica o alcance da fé.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO