Adultos

Lição 2 - A predileção dos pais por um dos filhos II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – A PREDILEÇÃO DOS PAIS POR UM DOS FILHOS

...

Comentários BEP

25.5 ABRAÃO DEU TUDO O QUE TINHA A ISAQUE. O último ato de Abraão foi assegurar que a promessa que DEUS lhe fizera na ocasião do concerto, continuaria com Isaque. Essa sua solicitude e providência serve de exemplo a todos os chefes de família e líderes de igrejas, os quais devem fazer o máximo para que a real comunhão que o crente tem com DEUS, em verdade, pureza, poder e bênção, passe à geração seguinte. Deixar que o povo de DEUS paulatinamente se desvie para o mundanismo e para longe de DEUS, é o fracasso inominável da liderança espiritual (Ef 4.11-13)

25.6 PRESENTES. É bem provável que cada presente consistiu numa herança suficiente para cada um estabelecer seu próprio rebanho.

25.8 E ABRAÃO... FOI CONGREGADO AO SEU POVO. Esta expressão do AT significa mais do que o sepultamento natural; refere-se ao encontro do falecido com seus familiares, na outra vida, após a morte (v.17; 35.29; 49.29,33; Nm 27.13; 31.2; Dt 32.50; Jz 2.10; 2 Sm 12.23; Mt 22.31,32; At 13.36).

25.17 ISMAEL... FOI CONGREGADO AO SEU POVO. Esta expressão sugere que Ismael confiava em DEUS e que recebeu a herança espiritual do seu pai e de todos aqueles que morrem na fé (cf. a nota anterior).

25.21 E ISAQUE OROU INSTANTEMENTE AO SENHOR. Rebeca, assim como Sara, era estéril, e Isaque teve que pedir a DEUS o próximo filho da promessa, de cuja descendência o Redentor um dia nasceria. Dessa maneira, DEUS acentua o princípio espiritual de que a redenção, a herança espiritual e o cumprimento do concerto, não se concretizam por meios divinos, mas em resposta à oração de quem busca a face do Senhor. Noutras palavras, a oração é o meio pelo qual DEUS quer cumprir suas promessas e bênçãos.

25.23 DOIS POVOS. Os dois povos são os israelitas (os descendentes de Jacó) e os edomitas (os descendentes de Esaú). Hostilidade e conflito assinalaram a seguir, o relacionamento entre esses dois povos (e.g., Nm 20.14-21; 2 Sm 8.14; Sl 137.7). 25.23 O MAIOR SERVIRÁ AO MENOR. Segundo o costume, o mais jovem entre dois filhos serve ao mais velho. Nesse caso, porém, DEUS inverteu essa norma. Esse fato vem ilustrar o princípio de que nosso papel no propósito divino redentor, não vem pelo desenvolvimento das coisas naturais, mas pela graça e vontade de DEUS (48.13ss; 1 Sm 16.1; Rm 9.11,12).

25.26 ERA ISAQUE DA IDADE DE SESSENTA ANOS. Porque Rebeca era estéril, Isaque e Rebeca tiveram que esperar vinte anos pelo filho prometido (v. 20). O cumprimento dos propósitos de DEUS na vida deles veio através da oração e da paciência da fé (ver v. 21 nota).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.