Adultos

Lição 2 - A predileção dos pais por um dos filhos VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – A PREDILEÇÃO DOS PAIS POR UM DOS FILHOS

A criação dos filhos requer dos pais senso de justiça, respeito ao próximo e empatia. A preferência por um dos filhos dentro do lar gera divisão e promove egoísmo na formação deles. Nesta lição, é considerado o comportamento de Isaque e Rebeca na criação dos seus filhos. Gênesis narra que Isaque tinha preferência por Esaú, porque a caça era do seu gosto e seu filho primogênito costumava preparar um delicioso guisado para ele. Rebeca, em contrapartida, tinha preferência por Jacó, pois era o filho que mais amava.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O PLANO DE DEUS PARA A FAMÍLIA E SUA PRESCIÊNCIA

Muitas vezes não conseguimos compreender os desígnios de Deus para a nossa vida. Ou, também, acabamos entendendo de maneira equivocada as promessas que o Senhor falou acerca do nosso futuro e propósito. Na vida de Isaque e Rebeca não foi diferente. Eles estavam debaixo de uma grande promessa divina, porém, precisavam compreender melhor a vontade de Deus para eles.
Isaque era o filho da promessa que Deus fez a Abraão. Sendo assim, sobre ele recaía tudo aquilo que o Senhor havia dito que aconteceria com o patriarca e sua descendência. Contudo, para que isso acontecesse algo de extraordinário vindo da parte de Deus precisava ocorrer.

Rebeca, assim como Sara, era estéril, e Isaque teve que pedir a Deus o próximo filho da promessa, de cuja descendência o Redentor um dia nasceria. Dessa maneira, Deus acentua o princípio espiritual que a redenção, a herança espiritual e o cumprimento do concerto, não se concretizam por meios divinos, mas em respostas à oração de quem busca a face do Senhor. Noutras palavras, a oração é o meio pelo qual Deus quer cumprir suas promessas e bençãos.

Deus sabia por antecedência o futuro de Isaque e Jacó. O plano estava feito e estabelecido. Isso não significa determinismo, mas significa que Deus sabia o que haveria de acontecer com os gêmeos de Isaque e Rebeca, independentemente dos elementos circunstanciais que envolveram essa história.

Destaque

Ao conhecer Rebeca por esposa, Isaque ficou deslumbrado pela beleza dela e não podia imaginar o plano de Deus com essa mulher é o que viria à frente. De repente, ambos descobrem que Rebeca era estéril. Diz a Bíblia que Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril (Gn 25.21). Somente vinte anos depois, com 60 anos de idade, Isaque teve a notícia de que sua esposa, Rebeca, estava grávida (Gn 25.26). Nada podia interferir no plano de Deus, porque quando Ele opera nenhum de seus desígnios deixam de ser cumpridos. No tempo de Deus, Isaque e Rebeca geraram dois meninos, gêmeos, para a alegria do casal. Ambos oraram a Deus para que Deus abrisse a madre de Rebeca, quando ela engravidou, a alegria foi imensa, porque o Senhor ouviu a oração do casal.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.