Adultos

    Lição 1 - A autoridade da Bíblia II

    ASSEMBLEIA DE DEUS - AMERICANA/SP

    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

    Adultos - A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

    COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

    COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

    LIÇÃO Nº 1 – A AUTORIDADE DA BÍBLIA

    Capítulo I - Teologia Sistemática Pentecostal

    Bibliologia — A Doutrina das Escrituras - Claudionor de Andrade

    Durante a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de evangélicos alemães apostatavam da fé para seguir o nacional-socialismo de Adolf Hitler, um corajoso homem de DEUS se levanta e, ousadamente, desafia a suástica. Ele sabia que o seu gesto acabaria por custar-lhe a vida. No entanto, não a tinha por preciosa aos seus olhos; estava disposto a morrer pela santíssima fé.

    A semelhança de Martinho Lutero, era Dietrich Bonhoeífer íntimo da Bíblia Sagrada. Certa feita, ele advertiu solene e severamente aos seus contemporâneos: “Não tente tornar a Bíblia importante; ela já é importante em si mesma”.

    Introdução à Bibliologia

    No Brasil, com o avanço do liberalismo teológico em faculdades e seminários ou- trora ortodoxos, a doutrina da Bíblia nunca se fez tão necessária. Pois não são poucos os teólogos que não mais a defendem como a Palavra de DEUS inspirada e inerrante.

    Neste capítulo, entraremos a ver o que é realmente a Bíblia, sua autoria divino- humana e outros pontos de igual importância, que nos ajudarão a compreender por que as Sagradas Escrituras são o Livro dos livros. Apesar de sua antiguidade, continua a Bíblia tão atual quanto o foi nos dias de Moisés, Jeremias e Paulo. Ela dá testemunho acerca de CRISTO e testifica que Ele é, de fato, o Filho de DEUS.

    Durante o ministério terreno de Nosso Senhor, as Escrituras do Antigo Testa¬mento eram conhecidas, genericamente, como a Lei, os Escritos e os Profetas. Vieram, então, as Escrituras dos apóstolos, igualmente inspiradas pelo ESPÍRITO SANTO. Como denominar, pois, ambos os Testamentos? Alguns pais da igreja cognominavam-nos de Divina Literatura.

    Faltava, porém, uma palavra técnica que viesse a dar uma visão exata do sig¬nificado das Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Era necessário, pois, denominar o conjunto dos pequenos livros que compunham a Palavra de DEUS. Foi assim que a palavra Bíblia começou a popularizar-se.

    O significado da palavra grega bíblia. Originário do grego, o termo bíblia significa “livros”, ou “coleção de pequenos livros”. Atribui-se a João Cri¬sóstomo a disseminação do uso desse vocábulo para se referir à Palavra de DEUS. No Ocidente, a palavra em questão foi introduzida por Jerônimo, tradutor da Vulgata —, o qual, costumeiramente, chamava o Sagrado Livro de Biblioteca Divina.

    Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

    CONTRIBUIÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

    Nosso Contato

    • Portal Escola Dominical
    • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Quem está online?

    Temos 319 visitantes e Nenhum membro online

    © 2026 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper