ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - E O VERBO SE FEZ CARNE – Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 10 – A PROMESSA DO ESPÍRITO
Texto: João 14.16-18,26; 16.7,8,13; 20.21,22.
Introdução: A promessa do Pai não se restringe a um grupo particular ou a um período específico, mas inclui todos aqueles que se arrependem e creem no Evangelho.
I. A PROMESSA DO PAI
1. Jesus enviará o Consolador.
1.1. Ele vos dará outro Consolador (Jo 14.16)
a. É o Espírito Santo
b. Ele habita no crente (Jo 14.17)
c. Ele tem uma obra a fazer nesse mundo (Jo 14.8)
. Ele faz uma atuação regeneradora
2. O Consolador.
2.1. Consolador (Gr: Paráklêtos): ajudar, encorajar ou interceder por outra pessoa
a. Assemelha-se ao amigo que desempenha o papel de advogado
b. Assemelha-se ao amigo que desempenha o papel de um consultor especial
c. Assemelha-se a um assistente que auxilia em momentos importantes
2.2. ‘Outro Consolador’ (Jo 14.16)
a. Designa o Espírito Santo como uma Pessoa
2.3. ‘Outro’ (Gr: állos) (Jo 14.16)
a. Indica a distinção dele em relação a outros indivíduos da mesma natureza
. Reafirma a singularidade do Espírito Santo em relação às outras duas pessoas da Trindade
. Reafirma a igualdade do Espírito Santo em relação às outras duas pessoas da Trindade
3. “Não vos deixarei órfãos”.
3.1. Órfãos (Gr: órphanós) Jo 14.18
a. Quando Jesus morreu, os discípulos sentiram-se órfãos
. Era difícil aceitar que o Cristo de Deus estava morto
. Jesus os chamava de ‘filhinhos’ (Jo 13.33)
3.2. Nesta relação entre eles, Jesus garantiu que eles nunca estariam órfãos
II. O ESPÍRITO HABITA OS DISCÍPULOS
1. João 20.22
1.1. Nessa ocasião, o nosso Senhor apareceu ressuscitado e glorificado
1.2. A passagem bíblica onde se encontram os versículos 21 e 22 começa no versículo 19 (Jo 20.19-23)
a. O cenário remete ao contexto anterior de Jo 20.1-20
b. O cenário remete ao contexto imediato (20.23-31; 21.1-25)
2. O sentido de “assoprou sobre eles” o Espírito
2.1. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal (BEP):
a. ‘Assoprar’ (Gr: emphusao): (Jo 20.22)
b. Em Gn 2.7 significa ‘fôlego de vida’
c. Em Ez 37.9 ‘assoprar sobre os mortos para que vivam’
2.2. Assoprar, aqui, significa:
a. Sugere que o Espírito foi “soprado” para trazer nova vida
b. Indica uma perspectiva de regeneração dos discípulos
c. Foi uma obra do Espírito ocorrida antes do Dia de Pentecostes
3. Um episódio anterior ao Pentecostes
3.1. Em João 20.22 também se lê: “Recebei o Espírito Santo”.
a. É uma consequência direta da menção a “assoprou sobre eles”
b. Indica que o Espírito Santo habitou os discípulos naquele momento específico
3.2. A partir desse ponto, os discípulos tornaram-se: (Rm 8.9-14; Gl 5.16-26).
a. Nova criação, completamente regenerados
b. Governados pelo Espírito Santo
c. Habitados pelo Espírito Santo
d. Vivificados pelo Espírito Santo
3.3. No Pentecostes o que ocorreu foi uma segunda obra distinta
a. Os capacitou para pregarem o Evangelho (At 1.8)
III. A PROMESSA DO PAI NO DIA DE PENTECOSTES
1. “De repente”.
1.1. O aparecimento de Jesus em João 20 refere-se ao período compreendido entre a Páscoa e o Dia de Pentecostes.
a. Na Páscoa, o cordeiro da expiação foi sacrificado, sendo Jesus o Cordeiro de Deus
b. No entanto, cinquenta dias depois da Páscoa, celebrava-se a Festa da Colheita no dia de Pentecostes
c. Foi ao final deste dia, ainda não concluído:
. Após Jesus ter feito a promessa de recebimento de poder (At 1.4,8)
. Que “de repente” (At 2.2) ocorreu um acontecimento extraordinário:
. O derramamento do Espírito Santo (At 2.1-4).
2. “E todos foram cheios do Espírito Santo”.
2.1. Durante o ato de conversão, o Espírito Santo realiza a Regeneração (Jo 14.17; 16.8-10; Jo 20.22; 2Co 5.17).
2.2. É necessário que os salvos:
a. Sejam cheios do Espírito
b. Sejam revestidos de poder para testemunho do Evangelho
2.3. Ser cheio do Espírito Santo é receber o “Batismo no Espírito Santo” (At 2.4)
3. “E começaram a falar em outras línguas”. (At 2.4)
3.1. O Batismo no Espírito Santo constituiu uma experiência profunda na vida dos discípulos
3.2. O cumprimento da promessa abrangeu: (At 2.38,39)
a. Toda a igreja nascente naquele momento
b. Todas as gerações futuras até a volta de Cristo
3.3. O falar em outras línguas evidenciou esta obra capacitadora (At 2.11).
a. Eram línguas desconhecidas por quem falava, mas compreendidas pelos ouvintes
b. Essas expressões glorificavam as grandezas de Deus
3.4. As línguas mencionadas por Lucas são evidências físicas visíveis do Batismo no Espírito Santo
Conclusão: A Promessa do Pai tem a ver com a regeneração do pecado e com a capacitação do salvo para testemunhar do Senhor Jesus em todos os lugares.
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