Adultos

Lição 11 - A Salvação não é obra humana III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 11 – A SALVAÇÃO NÃO É OBRA HUMANA

Texto: Efésios 2.1-10

Introdução: A salvação é um ato da graça soberana de Deus pelo mérito de Jesus Cristo e não vem das obras humanas.

I. A SALVAÇÃO SOB A GRAÇA DE DEUS

1. A descrição do estado espiritual humano (Ef 2.1-3)

1.1. O estado pecaminoso do homem confirma a corrupção do gênero humano

1.2. O apóstolo emprega algumas expressões para reforçar a dura realidade do pecado:

a. “mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1)

b. andar “segundo o curso deste mundo” (Ef 2.2)

c. “segundo o príncipe das potestades do ar” (Ef 2.2b)

d. “do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Ef 2.2c)

e. “andávamos nos desejos da nossa carne” (Ef 2.3)

f. “éramos por natureza filhos da ira” (Ef 2.3b)

1.3. É uma triste fotografia da raça humana

2. Mortos em ofensas e pecados (Ef 2.1,5)

2.1. As expressões “E vos vivificou” (Ef 2.1) e “nos vivificou juntamente com Cristo” (Ef 2.5):

a. Revelam a ação do Espírito Santo em favor dos pecadores

b. Revelam que a salvação só é possível mediante a graça de Deus

c. Revelam que sem essa graça ninguém pode ser salvo (Ef 2.4,5

2.2. “mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1) e “mortos em nossas ofensas” (Ef 2.5)

a. Não devem ser entendidas literalmente por se tratar de uma metáfora

. Metáfora é uma das figuras de linguagem para descrever o estado da queda espiritual.

2.3. Por “morte espiritual”, a Bíblia quer dizer que:

a. A humanidade caída está separada de Deus (Is 59.2)

b. Não significa aniquilação espiritual total

3. A exegese dos versículos em Efésios 2.8-10

3.1. Essa passagem bíblica: (Ef 2.8-10)

a. elimina qualquer interpretação ou tentativa da salvação com ajuda humana

b. Elimina a ideia de qualquer esforço adicional para completar a obra de Cristo

3.2. O termo “graça” significa literalmente:

a. “favor imerecido”, o favor divino do qual não somos merecedores

3.3. A salvação é:

a. Pela graça de Deus mediante a fé em Jesus

b. A salvação não vem das obras

. Não se trata de uma recompensa

3.4Uma boa exegese esclarece que a expressão “isto é dom de Deus”:

a. Se refere à salvação pela graça e não à fé.

3.5. Frases

a. Frase 1: “A graça é a parte de Deus e a fé é a nossa”. (A.T. Robertson)

b. Frase 2: “A fé é o meio e a salvação é o fim. O meio vem antes do fim”. (Norman Geisler,)

II. SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS NA ANTIGUIDADE

1. Os reencarnacionistas

1.1. O termo “soteriologia”:

a. Refere-se aos diversos ensinos religiosos inadequados sobre a salvação

1.2. O primeiro deles é a doutrina da reencarnação, tão antiga quanto a humanidade,

a. Originária do Hinduísmo

b. Presente também no Budismo

c. Presente também no Jainismo

d. Presente também no Sikhismo

e. É defendida, pelos Hare Krishnas

f. É defendida pelos kardecistas e muitos outros

1.3. Os adeptos da doutrina da reencarnação têm em comum:

a. A busca da perfeição por meio de um progresso evolutivo

b. Buscam até que esses ciclos da roda de renascimento parem de girar

1.4. Em resumo isto é a salvação pelo seu próprio esforço e sem Jesus.

a. Trata-se de uma crença antibíblica (Sl 78.39; Hb 9.27; Jo 9.1-3)

2. Os galacionistas

2.1. É o nome dado aos legalistas judaizantes opositores de Paulo na província da Galácia (Gl 1.7)

2.2. O que esses judeus convertidos ao Cristianismo queriam fazer?

a. Queriam que os gentios observassem a Lei como condição para salvação (At 15.1)

2.3. A verdade bíblica é que “pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16)

3. Os gnósticos

3.1. No campo soteriológico, eles apregoavam uma visão dualista do universo, o maniqueísmo.

3.2. Maniqueísmo

a. Fundado por Mâni (216-276), na Pérsia, atual Irã,

b. Seu ensino era que o “universo é composto do reino das trevas e do reino da luz e os dois lutam pelo domínio da natureza e do próprio ser humano”.

3.3. Com esse ensino:

a. O ser humano, para ser salvo, precisa se libertar da prisão do mundo e de seus poderes planetários,

b. Essa libertação só é possível por meio de um conhecimento místico, gnosis

. É uma espécie de iluminação espiritual limitada aos “espirituais”

c. Os demais são pessoas materiais e não podem receber esse conhecimento

3.4. De fato, sabemos da existência do mal, proveniente de Satanás

a. Não admitimos, porém, que o Diabo tenha poder suficiente para medir força com Deus e o seu Filho, Jesus Cristo (Jó 1.12; 2.6, Mc 5.7-13)

3.5. A salvação é para todas as pessoas (At 17.30; Tt 2.11)

III. AS SOTERIOLOGIAS INADEQUADAS DE HOJE

1. O Islamismo (ensinam)

1.1. Segundo essa religião, se as boas ações superarem as más, tal pessoa irá para o paraíso (Alcorão 13.22.23)

1.2. Eles ensinam ainda que Allah não ama os pecadores, mas somente os piedosos:

a. “Allah não ama os agressores... Allah não ama a nenhum ingrato pecador” (Alcorão 2.190, 276).

b. Esta é uma das 24 vezes que o Alcorão afirma que Allah não ama os pecadores.

c. Na concepção dos islâmicos, não há necessidade de expiação, logo, não existe salvação como no sistema cristão.

d. A salvação no contexto deles é por mérito, pelas obras.

1.3. À luz da Bíblia:

e. O pecador recebe a vida eterna a partir do momento que passa a crer em Jesus (Rm 10.9)

f. Esse convertido confessa publicamente o nome de Jesus (Rm 10.10)

2. As Testemunhas de Jeová (ensinam)

2.1. A salvação não está em Cristo, mas na organização religiosa delas, diferente do que ensina a Bíblia (Jo 14.6)

2.2. Existem dois grupos de salvos:

a. Um que tem direito ao céu, restrito a 144.000, a “classe dos ungidos”

b. Outro grupo, a “classe da grande multidão” e a que vai herdar a terra

. Isso, segundo a teologia do movimento.

2.3. Seus teólogos ensinam que as Testemunhas de Jeová, que pertencem à “classe da grande multidão”

a. Não são filhos de Deus

b. Não pertencem a Cristo

c. Não têm o Espírito Santo

d. Jesus não é o Mediador delas

e. Nem têm esperança de salvação

2.4. A Bíblia nos ensina que não existe cristão sem o Espírito Santo (Rm 8.9)

2.5. A Bíblia nos ensina que Deus recebe os que creem em Cristo (Jo 1.12)

3. O Mormonismo

3.1. Os mórmons creem:

a. numa salvação geral, em que os não mórmons são castigados e depois liberados para a salvação, e

b. numa perspectiva individual, em que a salvação é obtida pela fé em Jesus e pela obediência às leis e às ordenanças.

3.2. Eles consideram ordenanças, segundo os artigos 3 e 4 das Regras de Fé, fé em Jesus, arrependimento, batismo por imersão e imposição de mãos, mas há outros requisitos.

a. Um deles é aceitar Joseph Smith Jr. como porta-voz de Deus

b. Tal ensino, no entanto, diverge das Escrituras, pois elas nos ensinam que o Senhor Jesus não precisa de co-salvador

3.3. A Bíblia ensina que Jesus é o único Salvador (Jo 14.6; At 4.12).

3.4. A salvação não é por mérito humano, mas somente pela graça, mediante a fé (Tt 3.5; Ef 2.8,9)

3.5. Existe apenas uma salvação, e ela está à disposição de todos os seres humanos (Tt 2.11; Jd 3)

Conclusão: Entendemos que somente pela graça é possível chegar-se a Deus, e isso é um ato soberano de sua graça e bondade. É a misericórdia divina que leva as pessoas ao arrependimento (Rm 2.4). Graça não é mérito, e nem o ato de o pecador receber a dádiva divina se constitui mérito pessoal. Mas Deus disponibilizou a sua graça para todos os seres humanos e não para uns poucos escolhidos. A Bíblia ensina que a salvação é para todos.

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