Adultos

Lição 7 - As naturezas humana e divina de Jesus VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIN/RN - IEADERN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 7 – AS NATUREZAS HUMANA E DIVINA DE JESUS

INTRODUÇÃO

Nada foi mudado na encarnação, portanto, Ele é o perfeito homem, “Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2.s), e o perfeito Deus, em toda a plenitude “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9). O Senhor Jesus é 0 verdadeiro homem e o verdadeiro Deus, esta verdade é revelada com clareza no Novo Testamento. O Jesus homem é 0 tema do capítulo 3 e o Jesus Deus no capítulo seguinte. Essa doutrina é conhecida, hoje, como unio personalis, do latim, literalmente, “união pessoal”, e teologicamente, significa, “a união das duas naturezas na pessoa de Cristo”. Uma vez estabelecida definitivamente a Cristologia em Niceia (3zS) e a Trindade em Constantinopla (38t), surgem novas especulações teológicas em torno das naturezas de Cristo: humana e divina. Essas controvérsias deram origem ao Concílio de Calcedônia (4Sr), hoje um bairro de Istambul, na Turquia e os pensamentos Nestorianismo e Monofisismo, dois pensamentos considerados heréticos no Concílio de Calcedônia.

I- 0 ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS.

1- A HUMANIDADE E A DIVINDADE DE CRISTO.

O Senhor Jesus veio ao mundo como o perfeito homem, “veio em carne”, ou seja, “e 0 Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1.14). O apóstolo João retoma o tema mais adiante em suas epístolas (1 Jo 1.1-3; 4-2,3; 2 Jo v.7). Isso sem contar as inúmeras passagens no Novo Testamento que mostram, de maneira direta e indireta, Jesus como ser humano perfeito, homem completo em toda a sua natureza humana, “Jesus Cristo, homem” (2 Tm 2.5), mas, sem pecado (Hb 4.15; 1 Pe 2.22).

A divindade de Cristo, como a Bíblia revela essa verdade tanto de maneira direta como também de maneira indireta, por meio de seus atributos e obras divinas. O Senhor Jesus não é metade Deus e metade homem e nem uma mistura dessas duas naturezas, não é isso que o Novo Testamento ensina. São inúmeras passagens que ensinam a humanidade e a divindade de Jesus ( Jo 1.1; 20.28; Cl 1.16,17;Tt 2.13; Hb 1.8).

2- A DOUTRINA DAS DUAS NATUREZAS DE CRISTO.

A Doutrina das Duas Naturezas de Cristo é uma divina e humana. verdadeiro Deus e verdadeiro homem ao mesmo tempo, Concilio de Calcedônia (451 dC), estabelece “uma só pessoa em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão e sem separação”.

É um ensino essencialmente bíblico. Mas, a sua definição teológica só ocorreu no ano 451, no Concilio de Calcedônia. Jesus andou entre nós, apresentou todas as características do ser humano, exceto o pecado, e também manifestou a sua glória, como Deus. Ele é 0 eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem (Rm 1.3,4; 9-5) - As duas naturezas, a humana e a divina em uma só Pessoa, a Pessoa de Cristo, aparecem ainda, de maneira expressa e direta (Jo 1.14; Rm 1.3,4; 9-5; Fp 2.5,6).

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA:

A doutrina é baseada em várias passagens das Escrituras que demonstram tanto a divindade quanto a humanidade de Cristo:

 Divindade de Cristo

João 1:1,14– "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós."

Colossenses 2:9 – "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade."

Hebreus 1:3 –"Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser."

 Humanidade de Cristo

Mateus 1:23 – "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)."
Filipenses 2:7-8 – "Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens."

Hebreus 4:15 – "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado."

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