ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 4 – DEUS É TRIÚNO
Texto: Mateus 3.15-17; 28.19,20
Introdução: Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.
I - COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
1. A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão
1.1. O Deus de Israel é revelado nas Escrituras dos judeus no Antigo Testamento
a. (Dt 6.4; 2Rs 1915; Ne 9.6; SI 83.18; 86.10)
1.2. O Deus de Israel do Antigo Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29-32)
1.3. Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”
a. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11)
b. O nome “Deus” se aplica da mesma forma ao Filho (Cl 2.9)
c. O nome “Deus” se aplica ao Espírito Santo (At 5.3,4)
1.4. Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”
a. Ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “Senhor”, pois:
. Aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1)
. Aplica-se ao Filho (Is 4.03; Mt 3.3)
. Aplica-se ao Espírito Santo (Ez 8.1,3)
. Aplica-se à Trindade, também (Dt 6.4; Sl 83.18)
1.5. O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. (Dt 6.4)
a. Essa é a confissão de fé no Judaísmo
b. A palavra hebraica 'echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24)
c. O termo 'echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.
2. Evidência no Antigo Testamento
2.1. Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus:
a. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26)
b. “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22)
c. “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7)
d. Em Isaías 63.8-14 vemos que:
. O Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”
3. Revelada no Novo Testamento
1.1. A Trindade bíblica pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas
1.2. A Trindade em si mesma
a. A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a começar:
. Pela Grande Comissão (Mt 28.19)
. Na distribuição dos dons espirituais (1Co 12.4-6)
. Na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2Co 13.13)
. Na unidade da igreja (Ef 4.4-6)
. Na obra da salvação (1Pe 1.2)
. E inúmeras passagens tripartidas que revelam a Trindade (Fp 3.3)
1.3. A Trindade dos credos.
a. A Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas
II - AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
1. O Unicismo
1.1. São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo.
a. Nesta lição, trataremos do Unicismo.
1.2. O Unicismo
a. Tem sua origem no século 3
b. É conhecido como:
. Monarquianismo
. Modalismo
. Patripassianismo
. Sabelianismo
1.3. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram:
a. Noeto
b. Práxeas
c. Sabélio
1.4. Os ensinamentos do Unicismo
a. Não nega a deidade absoluta do Filho
b. Não nega a deidade absoluta do Espírito Santo,
c. Negam a Trindade, pois confundem as pessoas.
1.5. A heresia consiste em negar a Trindade
a. Ensinam ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade.
1.6. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1Pe 1.2)
2. A verdade bíblica
2.1. Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade:
a. No batismo de Jesus (Mt 3.16).
b. Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16,17; 17.3)
. Embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30)
c. Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39, 42)
. Nos seus discursos, também (Jo 5.1823; 8.19; 10.18; 11.41, 42)
. Na oração sacerdotal em João 17.
d. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele.
e. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26)
f. A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2Jo 3)
. Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.
III - UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE
1. O problema
1.1. Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas
a. Ensinam a respeito de um Deus diferente.
1.2. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus
a. Isso não é um mero jogo de palavras
b. Jesus disse que a vida eterna implica esta distinção (Jo 17.3)
. Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.
1.3. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30).
a. Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27).
2. Uma reflexão bíblica
2.1. O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas?
2.2. O poder é da Palavra, e não do tal movimento
a. A Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar.
b. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23)
2.3. Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas.
a. Convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas.
b. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9)
. Elas não servem como instrumento aferidor da doutrina
2.4. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções,
a. Somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2Pe 1.19; Jo 16.13)
3. A posição oficial
3.1. O Unicismo é condenado na Bíblia
a. É considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem
b. É rejeitado pelos principais ramos do cristianismo
c. É rejeitado pela nossa Declaração de Fé (III.2)
3.2. Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas
a. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia
b. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2Co 11.4)
c. Mas devemos destacar que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante.
. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2Jo 10-11).
Conclusão: A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.
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