Adultos

Lição 4 - Deus é Triúno III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTà– Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência

COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 4 – DEUS É TRIÚNO

Texto: Mateus 3.15-17; 28.19,20

Introdução: Desde a eternidade Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e essa verdade está em toda a Bíblia.

I - COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE

1. A Trindade e o monoteísmo judaico-cristão

1.1. O Deus de Israel é revelado nas Escrituras dos judeus no Antigo Testamento

a. (Dt 6.4; 2Rs 1915; Ne 9.6; SI 83.18; 86.10)

1.2. O Deus de Israel do Antigo Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento (Mc 12.29-32)

1.3. Cada uma das três pessoas é chamada “Deus”

a. O nome “Deus” se aplica ao Pai sozinho (Fp 2.11)

b. O nome “Deus” se aplica da mesma forma ao Filho (Cl 2.9)

c. O nome “Deus” se aplica ao Espírito Santo (At 5.3,4)

1.4. Cada uma das três pessoas é cada “Senhor”

a. Ocorre com o Tetragrama (as quatro consoantes do nome divino Yhwh), “Senhor”, pois:

. Aplica-se ao Pai sozinho (Sl 110.1)

. Aplica-se ao Filho (Is 4.03; Mt 3.3)

. Aplica-se ao Espírito Santo (Ez 8.1,3)

. Aplica-se à Trindade, também (Dt 6.4; Sl 83.18)

1.5. O monoteísmo bíblico não contradiz a Trindade. (Dt 6.4)

a. Essa é a confissão de fé no Judaísmo

b. A palavra hebraica 'echad, traduzida como “único”, indica uma unidade composta, é o mesmo termo usado para afirmar que marido e mulher são ambos “uma só carne” (Gn 2.24)

c. O termo 'echad, em Deuteronômio 6.4, indica que o monoteísmo judaico-cristão não contradiz a Trindade.

2. Evidência no Antigo Testamento

2.1. Essa doutrina está implícita desde o Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus:

a. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26)

b. “disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22)

c. “e o Senhor disse: ... Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.6,7)

d. Em Isaías 63.8-14 vemos que:

. O Espírito Santo aparece alternadamente com Javé e com o “Anjo de sua face”

3. Revelada no Novo Testamento

1.1. A Trindade bíblica pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas

1.2. A Trindade em si mesma

a. A base bíblica da Trindade salta à vista de qualquer leitor do Novo Testamento a começar:

. Pela Grande Comissão (Mt 28.19)

. Na distribuição dos dons espirituais (1Co 12.4-6)

. Na bênção apostólica, também conhecida como bênção trinitária (2Co 13.13)

. Na unidade da igreja (Ef 4.4-6)

. Na obra da salvação (1Pe 1.2)

. E inúmeras passagens tripartidas que revelam a Trindade (Fp 3.3)

1.3. A Trindade dos credos.

a. A Trindade é a união de três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só Divindade, iguais em poder, glória, majestade e eternidade, da mesma substância, embora distintas

II - AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE

1. O Unicismo

1.1. São duas as principais heresias contra a Trindade: o Unicismo e o Unitarismo.

a. Nesta lição, trataremos do Unicismo.

1.2. O Unicismo

a. Tem sua origem no século 3

b. É conhecido como:

. Monarquianismo

. Modalismo

. Patripassianismo

. Sabelianismo

1.3. Os principais heresiarcas representantes desse movimento foram:

a. Noeto

b. Práxeas

c. Sabélio

1.4. Os ensinamentos do Unicismo

a. Não nega a deidade absoluta do Filho

b. Não nega a deidade absoluta do Espírito Santo,

c. Negam a Trindade, pois confundem as pessoas.

1.5. A heresia consiste em negar a Trindade

a. Ensinam ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo uma única pessoa e não três pessoas distintas em uma só divindade.

1.6. A Bíblia ensina o monoteísmo, ou seja, a existência de um só e único Deus eternamente subsistente em três pessoas distintas (Mt 3.16,17; 1Pe 1.2)

2. A verdade bíblica

2.1. Ninguém no mundo chega à conclusão unicista simplesmente pela leitura da Bíblia, pelo contrário, salta à vista de qualquer leitor a distinção dessas três pessoas da Trindade:

a. No batismo de Jesus (Mt 3.16).

b. Diversas vezes Jesus deixou claro que Ele é uma Pessoa e o Pai outra (Jo 8.16,17; 17.3)

. Embora sejam Eles o mesmo Deus (Jo 10.30)

c. Com frequência, Ele se dirigia ao Pai como outra Pessoa (Mt 20.23; Mt 26.39, 42)

. Nos seus discursos, também (Jo 5.1823; 8.19; 10.18; 11.41, 42)

. Na oração sacerdotal em João 17.

d. Trata-se de um relacionamento do tipo eu, tu, ele.

e. Quando Jesus anuncia a vinda do Consolador, Ele emprega a terceira pessoa (Jo 14.16,26)

f. A Bíblia ensina que Jesus é “o Filho do Pai” e não o próprio Pai (2Jo 3)

. Isso significa que não pode ser o próprio Pai do mesmo Filho.

III - UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE

1. O problema

1.1. Na atualidade, existem alguns movimentos evangélicos pentecostais que são unicistas

a. Ensinam a respeito de um Deus diferente.

1.2. De forma sutil e por meio da música, esses unicistas ensinam esse desvio doutrinário sobre Deus

a. Isso não é um mero jogo de palavras

b. Jesus disse que a vida eterna implica esta distinção (Jo 17.3)

. Essa passagem mostra que a salvação envolve duas pessoas distintas e que esse conhecimento não é cognoscível, mas místico, espiritual, que implica comunhão, fé, obediência, adoração.

1.3. Conhecer a Deus é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30).

a. Jesus disse que ninguém conhece o Filho sem o Pai e vice-versa (Mt 11.27).

2. Uma reflexão bíblica

2.1. O que dizer de pessoas convertidas por meio do ministério dessas músicas unicistas?

2.2. O poder é da Palavra, e não do tal movimento

a. A Palavra de Deus é a semente, mesmo sendo semeada por mãos enfermas e infeccionadas, a semente vai germinar.

b. Jesus falou sobre isso no Sermão do Monte (Mt 7.21-23)

2.3. Alguns podem dizer que se sentem bem ao ouvir tais músicas.

a. Convém lembrar que ninguém está autorizado a fundar doutrinas com base em experiências humanas.

b. As emoções caíram com a natureza humana no Éden (Jr 17.9)

. Elas não servem como instrumento aferidor da doutrina

2.4. A Bíblia é a única fonte de doutrina e não as nossas emoções,

a. Somos norteados pela Palavra na direção do Espírito (2Pe 1.19; Jo 16.13)

3. A posição oficial

3.1. O Unicismo é condenado na Bíblia

a. É considerado heresia pelas igrejas desde a sua origem

b. É rejeitado pelos principais ramos do cristianismo

c. É rejeitado pela nossa Declaração de Fé (III.2)

3.2. Temos um manifesto oficial contra o Unicismo e o uso de músicas de grupos unicistas em nossas igrejas

a. A maioria de nossa liderança tem se posicionado contra essa heresia

b. A importância dessa decisão é para evitar que se adore a outro Jesus, um Jesus falso, diferente do revelado no Novo Testamento (2Co 11.4)

c. Mas devemos destacar que não somos contra os unicistas, mas contra o unicismo, a doutrina desviante.

. Devemos manter contato respeitoso no nosso dia a dia com essas pessoas, embora discordando de suas crenças com mansidão (2Jo 10-11).

Conclusão: A introdução do Credo de Atanásio resume a doutrina da Trindade: “Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé cristã. A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre. A fé cristã é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade; Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. O problema é que os Unitaristas separam a substância e os Unicistas confundem as pessoas, e assim creem num Deus distinto do que é apresentado pela Bíblia.

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