ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Adultos - EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ – Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência
COMENTARISTA: Esequias Soares da Silva
COMENTÁRIO: EV. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 4 – DEUS É TRIÚNO
Nesta aula, veremos que os primeiros cristãos reconheciam a doutrina da Trindade como um fato. Embora a terminologia não apareça nas Sagradas Escrituras, há várias evidências bíblicas de que o nosso Deus subsiste de modo claro nas três pessoas distintas, a saber, o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Gn 1.26; Jo 8.58; 14.16,17). Logo, trata-se de uma unidade composta perfeita presente ao longo das Sagradas Escrituras. O grande desafio é elucidar estas questões aos nossos alunos em sala de aula, haja vista estarmos vivendo tempos trabalhosos em que a sutiliza de heresias tem se intensificado no meio evangélico. Nesta lição, há duas principais heresias que precisam ser explicadas à sua classe, a saber: o unicismo e o unitarismo.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
COMO A BÍBLIA APRESENTA A SANTÍSSIMA TRINDADE
Quando estudamos na teologia os aspectos relacionados a pessoa de Deus, encontraremos a sua triunidade como verdade revelada nas Sagradas Escrituras. O Deus trino e uno é revelado desde o princípio da história bíblica, e, portanto, precisamos desprezar toda tentativa herética de diminuir essa rica verdade.
O termo “trindade” não aparece nas Escrituras Sagradas; é um a formulação posterior. O fato de a nomenclatura vir depois do fechamento do cânon sagrado não significa que a doutrina da Trindade não exista ou que seja bíblica. [...] No unicismo, Deus é Jesus. Os modalistas e unicistas de hoje confundem as Pessoas da Trindade. Mas a Palavra de Deus não nos deixa em dúvida, como já vimos: as três Pessoas são distintas.
Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, evidências são apresentadas sobre a existência da triunidade divina, contrariando o pensamento que muitos tem levantado no tempo presente. E possível um membro da Trindade subordinar-se voluntariamente a um ou aos dois outros membros, mas isso não significa ser inferior em essência. Há uma absoluta igualdade dentro da Trindade, e nenhuma das três pessoas está sujeita, por natureza, à outra, como se houvesse uma hierarquia divina. Existe sim, uma distinção de serviço. O Pai possui a mesma essência divina das demais pessoas da Trindade. O Filho é gerado do Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. A paternidade é o papel da primeira pessoa da Trindade que opera por meio do Filho e por meio do Espírito Santo. O Pai proclamou as palavras criadoras, e o Filho executou-as. O Pai planejou a redenção, e o Filho, ao ser enviado ao mundo, realizou:
a. Quando o Filho retornou ao céu, o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho para ser o Consolador e Ensinador. A subordinação do Filho não compromete a sua deidade absoluta e, da mesma forma, a subordinação do Espírito Santo ao ministério do Filho e ao Pai não é sinônimo de inferioridade.
Destaque
A Trindade é uma doutrina com sólidos fundamentos bíblicos e, mesmo sem conhecer essa terminologia, os cristãos do período apostólico reconheciam essa verdade. Essa doutrina está implícita no Antigo Testamento, pois há declarações que indicam claramente a pluralidade na unidade de Deus: “No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). O nome que aparece nessa passagem para “Deus” é ’èlõhim.
Deus é apresentado pela primeira vez na Bíblia com esse nome: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). E usado para expressar o conceito universal da deidade. Essa passagem apresenta os primeiros vislumbres da Trindade, pois o verbo bará, “criou”, no
singular, e o sujeito ’elohim, “Deus”, no plural, revelam a unidade de Deus na Trindade. A Trindade é vista no nome Elohim à luz do contexto bíblico. A declaração, “façamos o homem” revela a existência de mais de uma Pessoa na divindade, e não mais de um Deus. Somente o Deus Filho e o Deus Espírito Santo tiveram participação na criação juntamente com o Deus Pai (Jo 1.3; Cl 1.16; Jó 33.4).
AS HERESIAS CONTRA A DOUTRINA DA TRINDADE
A pregação do evangelho passou a se defrontar nas diversas tradições gregas e romanas (At 16.21; 17.18-22). Mas, a maneira de pensar desses movimentos culturais e intelectuais exigia formulações teológicas precisas e racionais na comunicação da verdade cristã, so- mando-se a isso o surgimento de heresias e muitos movimentos heterodoxos como os ebioni- tas, os gnósticos, os monarquianistas, os arianistas entre outros. Assim, chegou um momento em que a simples repetição de passagens bíblicas já não era mais suficiente. Isso exigia da liderança da igreja definições teológicas mais claras e racionais. Eram duas as principais he- resias contra a Trindade: o unicismo e o unitarismo. Ambas contrárias ao pensamento cristão apostólico, rejeitadas pelas igrejas antigas e condenadas pelos principais ramos do cristia- nismo. O unitarismo será estudado no capítulo seguinte.
Grupos heréticos se levantaram contestando às Sagradas Escrituras. Suas interpreta- ções baseavam-se em trechos específicos, que eram trabalhados em favor de suas teses heré- ticas, visando a fundação de suas facções e levantando dúvidas contrapontos, na tentativa de enfraquecer a Bíblia Sagrada.
Os monarquianistas modalistas não negavam a divindade do Filho nem a do Espírito Santo, mas sim, a distinção destas Pessoas, o que é, diametralmente, oposto aos ensinos do Novo Testamento, visto que este ensina a unidade composta de Deus em três Pessoas distin- tas. Esses modalistas pregavam a unidade absoluta de Deus. Seus principais representantes foram Noeto, Práxeas e Sabélio.
Destaque
Os unicistas defendem o monoteísmo, mas negam a doutrina da Trindade. Eles ensi- nam que Deus e Jesus, ao passo que a doutrina trinitária ensina que Jesus e Deus. Isso não e apenas um jogo de palavras, mas indica que o Deus deles não é o mesmo revelado nas Escri- turas, é outra divindade. Todos esses grupos pregam que o Pai, o Filho e Espírito Santo são uma só Pessoa, e não três Pessoas em uma só divindade. Todos esses grupos religiosos hete- rodoxos pinçam a Bíblia aqui e acolá em busca de subsídios para consubstanciar suas crenças peculiares, e, assim, poderem dar às suas doutrinas uma roupagem bíblica. UNICISMO: UMA HERESIA ANTIGA NA ATUALIDADE
A problemática do pensamento unicista não ficou restrita ao passado. Hoje em dia, assim como ocorreu com o docetismo, elas se adaptaram e avançaram, sendo trabalhadas por diversos públicos que se denominam cristãos no tempo presente. Estes agem na fé de muitos, iludindo e distorcendo aquilo que é notável nas Escrituras.
Os movimentos unicistas de hoje são um desdobramento da antiga doutrina modalista rejeitada pelas igrejas dos primeiros séculos. Há muita coisa em comum entre os unicistas modernos e os antigos sabelianistas, mas não são exatamente iguais. Os principais movimen- tos unicistas de hoje são os movimentos, Só Jesus, Tabernáculo da Fé e a Igreja Voz da Ver- dade, do conjunto musical de mesmo nome, que se constitui no principal grupo unicista no Brasil, que se destaca por causa do seu grupo musical.
Precisamos combater essa inverdade com a Palavra de Deus, que nos apresenta e fun- damenta a verdade do ensino relativo à trindade, com textos suficientes contidos em suas páginas. O pensamento unicista deve ser combatido, pois vai de encontro com um dos pontos fundamentais da nossa fé.
Destaque
Os unicistas mutilam a personalidade do Pai e do Filho, com a doutrina das “manifes- tações” (1 Jo 2.22,23; 5.5,9). Ninguém no mundo chega a tal conclusão simplesmente pela leitura da Bíblia, salta à vista de qualquer leitor da Bíblia a distinção dessas três pessoas da Trindade, a começar pelo batismo de Jesus (Mt 3.16). A manifestação das três pessoas é in- confundível no batismo de Jesus, o Filho saindo das águas do Jordão, o Espírito Santo des- cendo sobre Ele e a voz do Pai falando desde o céu.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. ANTONIO VITOR LIMA BORBA