ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração
COMENTARISTA: Silas Queiroz
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 10 – O PLANO DE LIVRAMENTO E O PAPEL DE ESTER
...
OBSERVAÇÕES
Impossível Mardoqueu (ou Mordecai) ter sido levado cativo de Jerusalém para a Babilônia, pois estaria com no mínimo 110 anos agora no livro de Ester. Não teria a virilidade que demonstra ter aí.
70 anos de cativeiro com mais 20 anos até o início do governo de Xerxes e mais 20 anos do governo deste.
O edito é publicado (Et 3.12)
“Chamaram, pois, os secretários do rei, no dia treze do primeiro mês, e, segundo ordenou Hamã, tudo se escreveu aos sátrapas do rei, aos governadores de todas as províncias e aos príncipes de cada povo; a cada província no seu próprio modo de escrever e a cada povo na sua própria língua. Em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.”
O dia da vingança racial (Et 3.13)
“Enviaram-se as cartas, por intermédio dos correios, a todas as províncias do rei, para que se destruíssem, matassem e aniquilassem de vez a todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um só dia, no dia treze do duodécimo mês, que é o mês de Adar, e que lhes saqueassem os bens.”
11 meses a frente seria o dia da morte de pelo menos 7 milhões de judeus que viviam nos países, ou sátrapas, ou províncias que pertenciam ao império Persa governado por Xerxes ou Assuero.
Foi entre os dois banquetes de Ester que Assuero consultou suas crônicas e descobriu que foi salvo por Mardoqueu e mandou Hamã o honrar diante de toda Susã, capital do império Persa. Provavelmente Ester tinha por volta de 20 anos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA