Adultos

Lição 4 - O encontro de Rute com Boaz VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O DEUS QUE GOVERNA O MUNDO E CUIDA DA FAMÍLIA: os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração

COMENTARISTA: Silas Queiroz

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 4 – O ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ

A lição desta semana tem com o destaque o encontro de Rute com Boaz. De forma providencial, o Senhor promoveu este encontro maravilhoso, não apenas para honrar a fé da moabita Rute, que havia deixado tudo para seguir sua sogra, mas também para cumprir os Seus propósitos por meio do justo Boaz. Afinal de contas, o Senhor é recompensador daqueles que O buscam e desejam servi-IO com integridade (SI 18.20, 21). Na presente cena, Rute se desloca ao campo para recolher a sobra da colheita para sustento seu e de sua sogra. Imediatamente, Boaz, o dono da plantação, toma conhecimento da conduta generosa da moabita para com a sua sogra e ordena aos seus em pregados que deixassem quantidade extra cair ao chão. Dessa forma, Rute teria um maior proveito do seu trabalho.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

BOAZ, O REMIDOR

Em primeiro lugar, Boaz foi um rico remidor (2.1). Boaz era parente de Noemi e um homem rico. Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à família de Elimeleque. Daí foi que surgiram tanto Davi, o rei, quanto o Rei dos reis, o Messias. Desta forma, Rute entrou tanto na linhagem real quanto na linhagem divina.

A figura de Boaz é destacada como um grande empresário agrícola da época. Seu poderio econômico era destacável, pois possuíra um grande número de funcionários sob sua tutela. Ele também se destaca como uma pessoa íntegra, o que traz a luz que a sua riqueza foi adquirida através de um processo justo e correto, diferente de muitos que fazem malabarismos financeiros para chegarem em uma posição de riqueza.

Boaz foi um proprietário de terras temente a Deus, que viveu em Belém de Judá no período dos Juízes (Rt 1.1). […] Boaz é apresentado em Rute 2.1 como “homem poderoso e rico”, parente do marido falecido de Noemi. Ele era o dono das terras nas quais Rute foi “respigar” (no hebraico, era uma maneira zombeteira de expressar dependência da providência divina), quando buscava um campo onde recolher algumas espigas (Rt 2.3). Sua entrada no campo deu a Boaz a oportunidade inicial de tornar-se seu benfeitor e abriu o caminho para que se casasse com ela no sistema de levirato (Rt 3 e 4).

Boaz é apresentado, também, como aquele que pode ser o parente remidor de Rute, mostrando assim a providência divina sob aquela família. Ao ir “respigar” nos campos de Boaz, Rute foi conduzida pelas mãos de Deus para o local onde o propósito divino para a sua vida ocorreria.
Na Lei de Moisés, os membros da mesma família tinham várias responsabilidades uns com os outros, inclusive apoio financeiro, em alguns casos. A redenção da terra e as variações nos relacionamentos familiares preparam o leitor para a mudança de perspectiva nos versículos finais do livro. Ali, a atenção é tirada de Rute e Boaz e colocada no propósito mais amplo de Deus na história (Rt 4.17-22).

Destaque

Boaz é um tipo de Cristo, o Redentor. Rute, por sua vez, é um tipo da Igreja, a redimida. O Filho de Deus é o Redentor não apenas de uma família pobre, mas de todos os pecadores que confiam na Sua graça. Ele é o rico remidor que se fez pobre para nos fazer ricos e herdeiros das Suas insondáveis riquezas (2Co 8.9).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.