ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu
COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº 12 – A BENDITA ESPERANÇA, A MARCA DO CRISTÃO
...
PALAVRAS DE EXORTAÇÃO
1. Eleitos desde o principio (2 Ts 2.13-17). Paulo eleva mais uma gratidão a DEUS pelos crentes tessalonicenses (v.13). Seu pastor, dirigente e professor da Escola Dominical louvam a DEUS por sua vida? Afirma Paulo que os tessalonicenses foram eleitos “desde o princípio para a salvação, em santificação do ESPÍRITO e fé da verdade” (v.13).
Observemos: a eleição antecede a predestinação conforme Ef 1.4. Há quem propague uma eleição e predestinação extra-bíblicas, que priva o ser humano do livre-arbítrio. DEUS, porém, é justo; não faz acepção de pessoas (Dt 10.17; Ml 2.9; At 10.34; Rm 2.11; Tg 2.9). Ele não criou uns para a salvação e outros para a perdição eterna. Como JESUS morreu por toda a humanidade, todo o que nEle crê será salvo.
2. DEUS guarda o crente do maligno (2 Ts 2,3). Oremos uns pelos outros para que nos guarde “dos homens maus e dissolutos, porque a fé não é de todos”. Os obreiros, por sua vez, devem orar para que DEUS guarde os crentes (v.3).
3. Como lidar com os desordenados na igreja (2 Ts 3.6-15).
2 TESSALONICENSES 3.6 Mandamos-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor JESUS CRISTO, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu.
3.6 TODO IRMÃO QUE ANDAR DESORDENADAMENTE. Esses que andavam desordenadamente eram desocupados e inimigos do trabalho. Tiravam proveito da generosidade da igreja (cf. 1 Ts 4.9,10) e dependiam, também, dos irmãos que ganhavam a vida trabalhando normalmente (vv. 6-15).
(1) Paulo diz que tais pessoas devem ser disciplinadas mediante a recusa de lhes dar sustento e o privá-los da comunhão da igreja (vv. 6,14).
(2) Embora Paulo ensine que se ajude aos verdadeiramente necessitados, ele não ensina, em parte alguma, que se deva dar comida ou dinheiro às pessoas em perfeitas condições físicas de trabalho, que não querem emprego fixo para ganhar a vida (cf. v. 10).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA