Adultos

Lição 5 - Os inimigos do cristão II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 5 – OS INIMIGOS DO CRISTÃO

...

SUBSÍDIO EXTRA PARA A LIÇÃO

Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - CPAD

As Escrituras Sagradas destacam que há uma batalha espiritual que envolve o crente durante o tempo da sua trajetória neste mundo. Nessa batalha, o crente se depara com inimigos que não podem ser vistos aos olhos humanos, porém se manifestam por meio de situações ou até mesmo por pessoas na intenção de desviar o crente da fé. Para lidar com esses adversários, é necessário fazer uso das armas espirituais apropriadas, sem as quais não será possível vencê-los. O primeiro inimigo é o próprio Satanás. Ele possui uma natureza perversa e a BÍBLIA o retrata como a personificação do mal. O apóstolo João anunciou que o mundo está no Maligno (1Jo 5.19), ou seja, submisso ao domínio do Diabo. No entanto, Paulo assegurou que o Pai nos tirou do império da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a saber, a remissão dos pecados (Cl 1.13,14). O crente em comunhão com CRISTO não está mais sob o domínio de Satanás.

Além do Diabo, temos como inimigos a carne e o mundo, os quais o crente também precisa enfrentar ao longo da jornada da vida cristã. Assim como Satanás, a carne e o mundo são inimigos que o cristão vence a partir do conhecimento das Escrituras Sagradas e da submissão a seus ensinamentos. A BÍBLIA é o manual de fé e prática do cristão, ela norteia a sua conduta, bem como molda a sua maneira de pensar. É por meio dela que o crente encontra a sabedoria necessária para vencer o pecado e não se conformar com este mundo. Stanley Horton destaca em Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal (CPAD), “a única maneira de lidar com o pecado é amando a DEUS em primeiro lugar, e então passar a ser um canal para levar ao próximo o seu amor, mediante a graça divina. Somente o amor é capaz de opor-se ao pecado, que se opõe a tudo (Rm 13.10; 1 Jo 4.7, 8). Somente o amor pode cobrir o pecado (Pv 10.12; 1 Pe 4.8) e, em último lugar, ser o remédio contra ele (1 Jo 4.10). E somente ‘DEUS é amor’ (1 Jo 4.8). No que diz respeito ao pecado, o amor pode expressar-se de maneiras específicas. O conhecimento do pecado deve gerar santidade na vida do indivíduo e uma ênfase à mesma santidade, na pregação e no ensino à igreja” (2021, p. 297).

Assim sendo, convém aos crentes buscarem o preparo espiritual para lidar com essas forças inimigas. Embora a peleja faça-se penosa, temos a promessa de que o ESPÍRITO SANTO estará conosco em todos os momentos, para proteger, consolar e instruir (Jo 14.26). Cabe-nos o compromisso de discernir que a nossa luta não é contra as pessoas, mas, sim, contra as forças espirituais do mal que guerreiam nas regiões celestiais (Ef 6.12).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.