Adultos

Lição 5 - Os inimigos do cristão VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 5 – OS INIMIGOS DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO

Temos que estar conscientes de que em nossa jornada para o Céu sempre enfrentaremos influências e ataques diversos que buscam turvar, tolher, opor-se à nossa fé e aos ensinos da Palavra de Deus. Além dos bem conhecidos: o Diabo, a carne e o mundo, os quais abordaremos em específicos tópicos, somos também advertidos por meio das Sagradas Escrituras que outros instrumentos diabólicos batalham para desfazer o bom trabalho realizado por Cristo em nós (Fp 1.6).

O Senhor alertou quanto ao surgimento de falsos profetas como também de falsos ensinos (Mt 24.11). Paulo disse que nos últimos tempos muitos iriam apostatar da fé por causa de espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1 Tm 4.1), e o apóstolo Pedro advertiu quanto aos tais (2 Pe 2.1). Esses falsos profetas são os aliciadores, os que trabalham para confundir, enganar e fazer abandonar da fé os que seguem os ensinos ortodoxos da Palavra de Deus. Precisamos estar bem firmados na rocha (Mt 7.24) e não sermos meninos, para que jamais venham nos arrastar da nossa caminhada (Ef 4.11).

A maior parte desses homens são réprobos, isto é, desaprovados, por isso resistem à verdade divina, opondo-se a quem quer que seja (2 Tm 3.8). Estes desfazem da Bíblia, seguem as próprias opiniões, firmam-se em argumentos humanos, filosóficos e científicos para dizer que Deus não existe, que a Bíblia não é a verdade, que ela é cheia de erros, negam a existência do Céu, do Inferno e do Diabo, afirmando que cada pessoa deve viver sua vida conforme o que pensa e acha.

Nós devemos, como cristãos, estar em alerta contra esses opositores ferrenhos, cientes de que a nossa fé não depende de argumentos de homens, pois o crer em Deus e em suas promessas, como bem descrito na Palavra, depende única e exclusivamente da fé em Deus, mediante a transformação de nossa mente por meio do poder do evangelho (Rm 1.16; 1 Tm 2.16). Assim, é preciso estarmos cientes das verdades divinas, batalhando em favor delas (Jd 3), e rejeitar de modo seguro e firme esses maléficos ensinamentos.

O salvo que deseja seguir sua caminhada de modo firme, sólido, precisa cada vez mais achegar-se a Deus com fé, oração e meditação na Palavra, pois caso falte a fé, que é o firme fundamento (Hb 11.1), ele se tornará apático, sem vida e esperança, ficando desanimado. Por isso, nos acheguemos a Ele com toda a confiança (Hb 11.6; 12.1.1-3), não baixando a guarda, mas estando vigilante, pois esse arqui-inimigo é um adversário sagaz, astuto, que trabalha constantemente para destruir a nossa fé (1 Pe 5.8).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.