ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo
COMENTARISTA: José Gonçalves
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 11 – O CULTO DA IGREJA CRISTÃ
Texto: Efésios 5.15-21
Introdução: O culto é uma sublime forma de nos expressarmos em adoração, louvor, gratidão e total rendição a Deus.
I - A NATUREZA DO CULTO
1. O culto como serviço a Deus
1.1. Na Bíblia, oculto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e consagrada a Deus (Dt 6.13)
a. Em um primeiro plano tem a ver com a atitude com a qual se cultua o Altíssimo
b. Em um segundo plano, com a forma como se cultua.
1.2. O culto expressa obediência à Palavra de Deus
1.3. O culto expressa a forma ritual como essa adoração acontece.
a. Em Atos mostra a adoração no contexto do culto cristão (At 13.1-4).
. Enquanto os cristãos “serviam” ao Senhor, o Espírito Santo comissionou os primeiros missionários da igreja.
2. O culto deve ser solene
2.1. “solene” nos referimos ao que traz respeito e é majestoso.
a. Isso significa que tanto o conteúdo como a maneira de se cultuar são importantes (Ec 5.1; 1Co 11.27)
b. O culto não pode ser destituído de significado nem realizado de qualquer jeito (Lv 10.1,2)
2.2. Os princípios que regulamentaram o culto na igreja em Corinto foram expostos por Paulo em 1 Coríntios 12-14
2.3. Há uma ordem a ser observada na liturgia cristã
a. A Bíblia o parâmetro para o bom ordenamento do culto. (1Co 14.40)
. Decentemente (Gr: euschémonós): decorosamente
. Decentemente (Gr: taxis) = ordem
b. O culto precisa ter decoro, decência e ordem
3. O culto é santo
3.1. A santidade de Deus é afirmada por toda a Bíblia (Lv 11.44; Is 433; 1Pe 1.15,16).
a. Visto que Deus é santo (Lv 20.26), o culto também deve ser santo
3.2. Nada que fosse profano deveria fazer parte do culto e da vida de quem o praticava no Antigo Testamento (Ez 44.9; Am 5.21-27; Is 1.13).
a. O limite entre o santo e o profano deveria ser mantido (Ez 22.26; 44.23).
3.3. O Novo Testamento também põe em destaque o viver cristão na esfera do culto, isto é, de uma vida a serviço de Deus (Rm 15.5).
a. A igreja é o espaço sacro onde o culto acontece (At 13.2).
b. Assim como no Antigo Testamento, o culto cristão também não deve ser profanado (1Co 11.17,18).
c. Tanto a conduta como o modo de viver são levados em conta na esfera do culto (1 Co 11.22).
II - O PROPÓSITO DO CULTO
1. Glorificar a Deus
1.1. O culto é uma celebração que se faz a Deus.
a. Celebramos a grandeza de Deus e seus poderosos feitos (Sl 48.1).
b. O culto é uma celebração pelo que Deus é e pelo que Ele faz (Sl 103.1-5).
c. O culto é sempre ‘cristocêntrico’, nunca antropocêntrico. (Jo 2.18-22; Mc 14.58).
. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5)
. Ele é o Eterno Sumo-Sacerdote (Hb 2.17; 5.5,10).
1.2. Se Deus não é celebrado, se Ele não é glorificado, então, o culto perdeu o seu real sentido.
2. Quando não se cultua a Deus.
2.1. De fato, há cultos que não cultuam a Deus. (1Co 11.20)
a. Paulo censurou os coríntios quanto a Ceia (1Co 11.20).
. Era como se dissesse: “o que vocês estão celebrando não é a Ceia”.
. Não era um culto o que eles estavam fazendo.
2.2. Infelizmente há muitas reuniões envernizadas para se parecerem com um culto, mas, de fato, não são.
a. Parecem reuniões profanas tanto na sua forma quanto na sua essência.
b. Não buscam glorificar a Deus.
3. Edificar a igreja
3.1. Um dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja.
a. Na esfera do culto, tudo deve buscar a edificação (1Co 14.26).
b. O verbo grego oikodoméo, traduzido como “edificar”, ocorre 40 vezes no Novo Testamento
c. O substantivo oikodomé, traduzido como “edificação”, ocorre 18 vezes.
d. O sentido é de algo que está sendo construído, como na parábola da casa edificada sobre a rocha (Mt 7.24,26; Lc 6.48).
. Ele é usado muitas vezes no contexto do culto.
3.2. O fato mais claro de que um dos propósitos do culto é trazer edificação para a igreja está revelado no capítulo 14 de 1 Coríntios.
a. O apóstolo disciplina os usos dos dons na igreja pelo fato de seu uso não estar trazendo edificação à igreja.
b. Assim, aquele que falava línguas na esfera do culto público deveria interpretar para que a igreja fosse edificada (1Co 14.5).
c. Todos os demais dons deveriam seguir esse critério (1Co 14.12).
3.3. Da mesma forma, os dons ministeriais deveriam contribuir para “edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11,12).
III - A LITURGIA DO CULTO
1. A exposição da Bíblia.
1.1. O Movimento Pentecostal tem firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia
a. Para governar toda crença, experiência e prática.
b. Para governar toda experiência
c. Para governar toda prática
1.2. São julgados através da Bíblia:
a. Todo ensino
b. Todas manifestações espirituais
c. Toda conduta cristã
1.3. A leitura e a exposição da Bíblia devem ocupar o lugar de primazia na dinâmica da liturgia do culto.
a. Jesus fez da exposição das Escrituras a base de seu ministério (Lc 4.16-18).
b. Paulo enfatiza a doutrina (Gr: didaché) como uma das necessidades da igreja (1Co 14.26)
. Paulo e Barnabé expunham a Palavra (At 15.35; At 18.11)
2.A adoração entusiástica
2.1. A adoração aparece em primeiro lugar na liturgia sugerida pelo apóstolo Paulo à igreja de Corinto
(1Co 14.26).
a. Salmo (Gr: psalmon): é uma referência ao hinário usado pelos primeiros cristãos.
b. É possível que o apóstolo esteja se referindo aos Salmos de Davi.
c. Não há dúvida de que a adoração na Igreja Primitiva era entusiástica.
. Paulo se refere a cristãos cheios do Espírito que se reuniam para adorar (Ef 5.18-20)
3. O lugar da adoração no culto pentecostal
3.1. O teólogo William W. Menzies, destaca o lugar da adoração entre os pentecostais
a. os pentecostais foram conhecidos no mundo todo pelas reuniões de cultos alegres e ruidosas
3.2. Isso era visto nas reuniões de oração nas quais todos os presentes, coletiva e eloquentemente, derramavam o coração perante Deus em oração e louvor.
3.3. Isso também acontece no levantar das mãos como resposta a percepção de que Deus se faz presente.
3.4. Faz parte também da liturgia pentecostal:
a. Louvar a Deus em alta voz durante o culto
b. Exercitar os dons espirituais durante o culto
Conclusão: O culto não pode ser de qualquer forma, pois ele tem princípios e normas para seguir. Como Deus é um Deus de ordem, então, o culto que se presta a Ele também tem de ser ordenado. Contudo, ordenado não significa frio e sem vida. O culto deve ser um momento de celebração, alegria e dinamizado pelo Espírito Santo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS