ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 13 – O PROPÓSITO DE MISSÕES
Nesta lição, veremos que Deus tem um propósito universal para a Sua igreja. A missão de pregar o Evangelho deve alcançar todos os povos, etnias, línguas e nações; grandes, pequenos, ricos ou pobres, pois diante de Deus não há acepção de pessoas (Rm 2.11). Todos pecaram e destituídos se encontram da presença de Deus (Rm 3.23). Cabe à igreja do Senhor a responsabilidade de anunciar o caminho para que os pecadores possam encontrar a salvação. Não se trata apenas de um chamado, mas de um dever honroso que Deus conferiu à Sua Igreja.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA
A missão é a atividade de Deus no mundo. Deus, e não outro, é o maior protagonista das atividades missionárias. Ele age no mundo pela sua graça a fim de reconciliar o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19). A igreja, como povo de Deus, surge dessa missão e participa dela. Ela é, na verdade, o resultado e a co-protagonista da missão de Deus. A igreja nasce, mantém-se e transforma-se pela ação de Deus no mundo. E dessa missão ela participa.
Fomos convocados pelo Senhor para oferecer a humanidade caída o escape da redenção encontrado somente em Cristo Jesus. Temos o propósito de ser o canal da ação dinâmica do Espírito Santo para libertar as vidas que estão enganadas no tocante a justiça e o amor de Deus.
[…] há muitas pessoas que se dizem religiosas, inclusive no meio cristão, que não acreditam que um Deus tão amoroso e cheio de compaixão e misericórdia condenaria alguém ao inferno, por rejeitarem a Cristo como o seu Salvador.Precisamos acordar com urgência para a nossa missão. Precisamos lutar, também, contra os desejos pecaminosos e da carne que inunda o coração daqueles que olham para a obra missionária com as intenções erradas. Fomos chamados para anunciar a Cristo em tempo e em fora dele.
Infelizmente, não podemos ignorar que sempre existiram pessoas que ingressariam na obra do Senhor por motivos equivocados. Não tem sido diferente na obra missionária. […] Neste tempo em que a fé de muitos está arrefecendo, urge acurarmos nossa percepção sobre a necessidade que a Igreja tem em relação à urgência de alcançar os perdidos.
Destaque
A ação missionária tem como objetivo fazer discípulos, sendo que a principal ferramenta para esse mister é o evangelho. […] O real propósito de missões baseia-se em quatro motivos que aprendemos na Palavra de Deus, os quais são aplicados no coração e mente dos crentes pela ação direta do Espírito Santo […] O primeiro motivo diz respeito ao desejo de que Deus seja adorado e a sua glória conhecida entre todos os povos da terra. O segundo motivo refere-se ao desejo de obedecer a Ele por amor e gratidão, por meio do cumprimento da Comissão de Cristo: “Ide, ensinai todas as nações” (Mt 28.19). O terceiro motivo está relacionado ao desejo ardente de usar todos os meios legítimos para salvar os perdidos e ganhar os não crentes para a fé em Cristo (1 Co 9.19-22). O quarto motivo, por sua vez, é a preocupação de que igrejas cresçam e multipliquem-se e de que o Reino de Deus seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA