ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: A história da salvação
COMENTARISTA: THAÍS A.G. DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 5 – A MISSÃO DE ISRAEL NO PLANO DE DEUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A missão de Israel no plano de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Utilizem o quadro branco para escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção dos alunos.
-Utilizem a dinâmica “Uma longa trajetória”, para desenvolver a linha de raciocínio da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem mapa para apontar os pontos geográficos da narrativa bíblica.
Mapa é um recurso visual importante para retenção da aprendizagem e chama atenção dos alunos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma longa trajetória
Objetivo: Estudar sobre a trajetória do nascimento da nação de Israel da qual nasceu o salvador – Jesus Cristo.
Material:
Figura de pés humanos
Palavras ou expressões(ver no procedimento)
Procedimento:
Antes da aula:
Desenhem ou imprimam 06 figuras de pés humanos;
No verso, escrever ou colar as seguintes expressões:
Abraão de Ur para o Egito
Povo israelita: do Egito para Canaã
O Tempo dos Juízes
Monarquia: reino unificado e dividido
Povo israelita cativo pelos assírios e babilônicos
Retorno do cativeiro
Na aula:
- Coloquem as figuras dos pés no piso da classe(formando um caminho), na ordem que vocês vão precisar para compartilhar o tema da lição.
- Comecem a aula, falando sobre o tema da lição e apresentem as figuras dos pés humanos.
- Perguntem: O que pode representar estes pés para o conteúdo da lição?
Deixem que os alunos falem.
Depois, enfatizem que os pés representam passos, etapas da história da nação israelita.
- Então, peçam para que um aluno pegue a primeira figura de pé e leiam o que tem no verso.
Depois, vocês fazem a explanação do que foi lido.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/adolescentescurriculo-2022-historia-da_24.html Acesso em 25 jan. 2022