ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Adolescentes: A História da Salvação
COMENTARISTA: THAIS A. G. DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 5 – A MISSÃO DE ISRAEL NO PLANO DE DEUS
Para refletir
“Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé". (Gl 3.14 - NVI).
Que a bênção de Abraão – A bênção que Abraão desfrutou, a saber, a de ser justificado pela fé. “Pode vir sobre os gentios.” Bem como sobre os judeus. Abraão foi abençoado dessa maneira antes de ser circuncidado (Rm 4.11) , e a mesma bênção também foi concedida a outros que não foram circuncidados.
Através de Jesus Cristo – Visto que Ele foi amaldiçoado para todos, e visto que não tinha referência exclusiva aos judeus ou a qualquer outra classe de pessoas, todos podem vir e participar igualmente dos benefícios de sua salvação.
Para que possamos receber a promessa do Espírito – Que todos nós que somos cristãos nos convertamos. A promessa do Espírito, ou o Espírito prometido, é aqui colocada para todas as bênçãos relacionadas com a religião cristã. Inclui evidentemente a ação milagrosa do Espírito Santo; e todas as suas influências na renovação do coração, na santificação da alma e no conforto do povo de Deus. Essas influências foram obtidas em virtude dos sofrimentos e da morte do Senhor Jesus no lugar dos pecadores, e essas influências foram a soma de todas as bênçãos prometidas pelos profetas.
Texto Bíblico em estudo: At 7.2-7.
O nascimento da nação israelita
A história de Israel é muito longa e turbulenta. A Bíblia conta sobre as origens do povo e do país de Israel, desde a época de Abraão. Ao longo da História, Deus usou Israel para revelar Sua vontade e trazer salvação ao mundo.
O povo de Israel tem uma história violenta e cheia de sofrimento, mas também com muitos milagres de Deus.
Há cerca de 4000 anos, Deus chamou um homem chamado Abraão e prometeu dar uma terra aos seus descendentes, que seriam o povo especial de Deus (Gn 12.1-3). Essa terra seria Canaã, onde Abraão viveu como estrangeiro pelo resto da vida.
Abraão teve um neto chamado Jacó, que teve seu nome mudado por Deus para Israel, que significa “ele luta com Deus”. Israel teve 12 filhos que deram origem às 12 tribos de Israel. Muito tempo depois, a terra de Canaã também teve seu nome mudado para Israel.
A família de Jacó passou 400 anos no Egito e se tornou um grande povo, apesar de ser escravizado. Pela mão de Moisés, Deus tirou os israelitas do Egito e os levou através do deserto para a terra prometida. Nesse tempo, Deus deu sua Lei aos israelitas, ensinando-os a viver de maneira diferente de outros povos.
Quarenta anos depois, liderados por Josué, eles conquistaram Canaã e se estabeleceram no território. Vários outros povos moravam no território de Israel e houve muito conflito. Mas, após alguns séculos, os israelitas se tornaram o povo dominante da região. Nessa época, os israelitas estavam muito divididos entre tribos e nem sempre tinham um líder para os unir.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva