Reflexões

Liderança - reis opostos

NEY GOMES*

LIDERANÇA - REIS OPOSTOS

Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues?

A um cão morto? A uma pulga? (I Sam 24. 14)

Saul parecia não conseguir evitar olhar para as pessoas com um certo desprezo (desprezo é não conseguir reunir considerações ao lidar com o próximo). Um governo e seus governantes têm por missão divina (e natural) desenvolver ações e políticas que agregarão valores diversos na vida de seus cidadãos. Davi, ainda menino já dava indícios que seria um homem promissor. Era função de Saul promover os meios e os recursos para fazer isso ser uma realidade positiva ao povo de Israel. Mas, Saul parecia apenas fazer o oposto. Como no dia que entrou em Nobe e matou 85 homens produtivos, instruídos e espirituais (22. 18, 19). O ciúme de Saul era como um grande carrapato que justificava a morte dos bois. Todavia, quanto mais bois ele matava, mais carrapatos apareciam em seu coração!

Saul e Davi reinaram igualmente por quarenta anos. Mas o reinado de Saul foi como se não fosse nada, como se nenhum valor tivesse. Saul era o tipo de homem que colocava os outros em dificuldade, em dívidas e em descontentamento (22. 1). Davi era o oposto de Saul! Ele “catava” gente complicada pelo caminho, lhes inspirava, lhes dava propósito e lhes abastecia o coração (I Cr 11. 10). Davi construía uma lenda em cada homem que lhe seguia em suas andanças (II Sam 23. 8 39). Davi reinou nos mesmos e exatos 40 anos de Saul, mas nós celebramos o seu reinado até hoje e em nossas canções o seu nome ainda é lembrado!

Você não vai ser nada, olhando para os homens como cães. Mas vai ser tudo, se pegar homens como cães e torna-los em guerreiros e valentes! Liderar é um processo de construir aristocracias e nada tem a ver com pet-shops.

*Pastor auxiliar do Centro Evangelístico Internacional em Casemiro de Abreu/RJ

Conheça, Compre e Compartilhe!

Direto do site, 100% seguro: https://www.editorareflexao.com.br/exito-sobre-os-desertos/p/668

<p.COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. NEY GOMES

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.